O medo gerado na população japonesa devido ao aparecimento de casos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), também conhecida como doença da ‘vaca louca’, no país, forçará a rede de lanchonetes McDonald’s Co. (Japão) Ltd. a fechar uma quantidade recorde de pontos de venda – 130 somente neste ano -, após o rápido crescimento que a rede apresentou no país desde seu estabelecimento, em 1971.
A empresa pretende fechar os 130 restaurantes que não estão apresentando resultados satisfatórios até o final do ano, e abrir outros 220 – 23% a menos do que no ano passado. Sendo assim, o número líquido de estabelecimentos novos abertos será de apenas 90, valor 60% abaixo do registrado no ano passado.
O McDonald’s do Japão adotou uma agressiva política de expansão no país, sob o comando do presidente Den Fujita, que instaurou uma verdadeira guerra de preços no setor de fast food japonês, promovendo campanhas nas quais os produtos foram vendidos pela metade do preço.
A empresa vem abrindo, em média, 300 a 500 novas lojas por ano, no Japão, desde 1995, contra o fechamento de 40-60 estabelecimentos. “Como as vendas caíram, temos que concentrar nossos recursos nos estabelecimentos que apresentam alta lucratividade”, disse um representante da empresa.
As vendas do McDonald’s Japão caíram pelo quinto mês consecutivo em fevereiro, quando a empresa abandonou a campanha de vendas de produtos com preços reduzidos.
O McDonald’s tem sido o primeiro colocado em vendas entre os restaurantes, no Japão, desde 1982 e, atualmente, conta com 3,785 mil estabelecimentos espalhados pelo país.
Desde setembro de 2001, após a descoberta de 3 casos de EEB no país, as vendas de carne bovina vêm apresentando uma grande redução no mercado japonês.
Fonte: MeatPoultry.com, adaptado por Equipe BeefPoint