O Ministério da Agricultura informou que o governo cubano liberou 37 plantas brasileiras para exportar carne bovina e produtos lácteos ao país.
O Ministério da Agricultura informou que o governo cubano liberou 37 plantas brasileiras para exportar carne bovina e produtos lácteos ao país.
Segundo comunicado, representantes do serviço oficial do Ministério da Agricultura de Cuba (Mirag) estiveram no Brasil para fazer a inspeção das plantas e liberaram 23 unidades de carne bovina e industrializados e 14 de produtos lácteos e leite em pó para venda ao país.
“Com a liberação das novas plantas, Cuba está ampliando o comércio com o Brasil. O número de estabelecimentos exportadores de carne bovina, que antes chegava a 22 plantas liberadas, praticamente dobrou. Para lácteos, eram 26 plantas liberadas”, diz o comunicado.
As novas plantas para carne bovina estão nos Estados de Tocantins, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e São Paulo. Já os estabelecimentos habilitados para a exportação de lácteos estão localizados nos Estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo.
Outra novidade é que o governo de Cuba simplificou o processo para habilitação de plantas de estabelecimentos que poderão exportar para o país. Segundo a Resolução nº 54, de setembro de 2014, agora, o Brasil poderá indicar as plantas, sem que seja necessária uma missão cubana de verificação. Tudo será realizado com base nas garantias oferecidas pelo serviço sanitário brasileiro.
Fonte: Jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.