Abertas as inscrições para a ExpoZebu 2002 em MG
26 de fevereiro de 2002
RS conclui etapa da vacinação hoje
28 de fevereiro de 2002

Curitiba abre AgroBrasil 2002

Fazer parcerias para se inserir no mercado internacional. Este foi o tom das discussões do 1º Encontro AgroBrasil 2002, aberto ontem em Curitiba. O evento, que tem por objetivo trocar tecnologias e promover negócios entre países, reúne pequenas e médias empresas do setor da agro-industrial (carne, leite, grãos, frutas, legumes e derivados) brasileiras, européias e da América Latina.

Segundo José Roberto Borghetti, o coordenador do Programa Paraná Agroindustrial, responsável pelo desenvolvimento de oito cadeias produtivas (aves, suínos bovinos, leite, mandioca, soja, milho e pesca), 88% do Produto Interno Bruto (PIB) Agropecuário do Paraná está baseado nestes produtos. ”Todos estão preparados para fazer parcerias e entrar no mercado internacional”, disse.

Um dos produtos que mais interessa os países da Europa, de acordo com ele, é o boi verde, que tem qualidade sanitária e ambiental, o que garante maior valor agregado. Suínos e frango também têm uma boa cotação, conforme a sua análise.

Antonio Caron, diretor geral da Secretaria Estadual do Planejamento e Coordenação Geral, também reforça a tese de que o setor primário está em alta. Ele disse que 2001 fechou o ano com a exportação de quase US$ 5 bilhões no País, sendo a maior parte de produtos do setor primário. A expectativa é de um crescimento de 20% este ano.

Certificação internacional

O coordenador geral do programa Paraná Agroindustrial, José Roberto Borghetti, esteve na Espanha na semana passada, finalizando um acordo de cooperação de certificação para produtos “Qualidade Paraná”. A partir desse acordo, os produtos paranaenses como o “boi verde” (alimentado com ração vegetal), suínos, frangos, pesca e transgênicos, poderão ser atestados por uma certificadora de nível internacional, abrindo caminho para a exportação.

“Este projeto será uma verdadeira revolução no agronegócio nos próximos quatro ou cinco anos”, comenta. O programa Paraná Agroindustrial foi criado há cerca de 18 meses e divide o agronegócio em oito cadeias produtivas: aves, suínos, bovinos, leite, mandioca, soja, milho e pesca/aquicultura.

Fonte: Folha de Londrina (por Maigue Gueths) e Gazeta do Paraná, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.