Principais indicadores do mercado do boi – 08/03/12
8 de março de 2012
Workshop BeefPoint Gerenciamento e medição de resultados na pecuária de corte
8 de março de 2012

Curso online semiconfinamento para bovinos de corte terá início em abril

O baixo desempenho dos animais nas estações secas leva ao aumento da idade de abate e conseqüentemente queda na qualidade da carne produzida. A flutuação na oferta de alimentos para os animais mantidos a pasto em terminação é fator limitante e se reflete na produção animal, produção total por área e qualidade das carcaças produzidas, levando a menores índices zootécnicos e menor remuneração econômica da atividade.

O consumidor brasileiro atual prefere carnes bovinas mais macias, com pouca gordura e a preços competitivos com as carnes de suíno e aves. Para poder competir nesse mercado, a cadeia produtiva da carne bovina deverá aumentar sua produtividade, diminuindo a diferença na eficiência produtiva, devido à melhor conversão alimentar de aves e suínos em relação aos ruminantes.

Entretanto, no Brasil, a produção de gado de corte é realizada predominantemente em pastagens, e, nesses sistemas, os produtores precisam lidar com a estacionalidade da produção de forragem, problema que pode ser eliminado com a adoção do semiconfinamento. Esta técnica consiste na complementação da pastagem, com fornecimento de parte da dieta no cocho, não sendo necessários grandes investimentos com instalações, pois os animais passam a totalidade ou maior parte do tempo no pasto.

Para tratar de vários itens fundamentais para a implantação e realização de semiconfinamento, a AgriPoint realizará o curso online Semiconfinamento para bovinos de corte, que terá início no dia 09 de abril e já está com inscrições abertas. O curso terá como instrutor André Alves de Souza, médico veterinário, doutor em Nutrição e Produção Animal e atualmente é consultor da Planpec – Pecuária de Resultados.

Para maiores informações, clique aqui e aprenda como utilizar de forma efetiva essa ferramenta simples de intensificação de produção.

Release:

No Brasil, a produção de gado de corte é realizada predominantemente em pastagens, mas, nesses sistemas, os produtores precisam lidar com a estacionalidade da produção de forragem e com ganho de peso diário menor em relação aos sistemas baseados em confinamentos, sendo necessário adotar estratégias que possam suprir a deficiência de alimentos, para evitar a reduzção do rebanho e para não ocorrer perdas de peso dos animais.

Algumas estratégias que podem ser adotados para reduzir ou eliminar este problema são a conservação de forragem, a vedação de pastos, a suplementação e o semiconfinamento. A última estratégia visa atender às necessidades nutricionais de animais em terminação e consiste na complementação da pastagem, com fornecimento de parte da dieta no cocho, não havendo necessidade de grandes investimentos com instalações como no caso de confinamentos.

Para tratar de vários itens fundamentais para a implantação e realização de semiconfinamento, a AgriPoint realizará o curso online Semiconfinamento para bovinos de corte, que terá início no dia 17 de fevereiro e já está com inscrições abertas. O curso abordará os principais aspectos que devem ser considerados para a adoção do semiconfinamento na terminação de bovinos e seu instrutor é André Alves de Souza, médico veterinário doutor em Nutrição e Produção Animal, que atualmente é consultor da Planpec – Pecuária de Resultados.

Para saber de mais detalhes sobre este curso acesse a página Semiconfinamento para bovinos de corte ou entre em contato através do email tathiane@agripoint.com.br ou do telefone (19) 3432-2199.

Os comentários estão encerrados.