Charolês tem trio de jurados na Expointer 2003
28 de julho de 2003
Circuito Pecuário Sul discute ações contra febre aftosa
30 de julho de 2003

Curtumes gaúchos querem mudanças no ICMS

Representantes do setor de curtume gaúcho apresentaram ontem (28) ao governador Germano Rigotto duas questões que consideram importantes para que a comercialização de seus produtos, que já representa 61% de todo couro exportado no Brasil, possa igualmente incrementar suas vendas no mercado interno.

O presidente da Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul, Cezar Luiz Muller, explicou que o setor espera por maior flexibilização nas transferências de créditos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) oriundos de seus produtos exportados, limitados a R$ 100 mil e com prazos muito irregulares, segundo os empresários.

Outra reivindicação é referente ao sistema de pagamento do ICMS, que é feito de forma antecipada no mercado interno e, com isso, limita negócios para empresas que estejam descapitalizadas.

O governador reconheceu o crescimento e a força do setor, que exporta ao mesmo tempo em que agrega valor a seu produto, ao não trabalhar exclusivamente com o couro in natura.

O futuro presidente do Centro de Indústrias de Curtume do Brasil, Amadeu Fernandes, disse que a audiência foi positiva em função da determinação do governador em encaminhar as solicitações à Secretaria da Fazenda.

Se mudanças ocorrerem, o dirigente acredita que serão aumentados significativamente os negócios no mercado interno. “Mudando o quadro atual, o curtidor, com certeza, venderá para os mercados de Franca ou de Jaú (SP), grande pólo produtor de sapatos femininos”.

Fonte: Diário Popular/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.