Seleção de touros através da avaliação de tipo (PHRAS)
21 de dezembro de 2001
Argentina: agronegócio brasileiro está em alerta
2 de janeiro de 2002

Curuquerê dos capinzais

A ocorrência de lagartas, principalmente, a curuquerê dos capinzais, está se tornando cada vez mais comum em propriedades que manejam de forma intensiva suas pastagens. As “aparições” são cíclicas e, dependendo da quantidade, podem causar enormes perdas de forragem, e o pior é que lagarta só gosta de coisa boa. Consome todo o limbo das folhas mais novas, deixando apenas a nervura central. Quando presente na rebrota, atrasa a reconstituição da área foliar e o desenvolvimento geral da touceira.
Ao pensar em controle, seja ele feito biologicamente ou com inseticidas, lembre-se de que esse deve ser feito quando a população ainda é pequena. Se as gerações não forem mortas cedo (logo na entrada do verão) a multiplicação poderá fazer você perder o controle.

As “benzedeiras” podem até ser chamadas (nada contra as rezas), mas tome cuidado, pois o sumiço de uma geração, sem o devido controle, não significa que elas foram para o vizinho que não chamou a benzedeira. Procure por casulos que ficam enrolados nas folhas e também na base da touceira. Quando completam o ciclo elas voltam em número muito maior, pois cada borboleta coloca centenas de ovos.


José U. Junqueira Jr.


ViaVerde Consultoria Agropecuária
em Sistemas Tropicais
Rua Manoel Achê 814/12
14020-590 Ribeirão Preto – SP
Tel: (16) 39111377
Fax:(16) 6235319
E-mail: viaverde@viaverde.agr.br

Os comentários estão encerrados.