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Customização pode ser entendida como adequação ao gosto do cliente – por Roberto Barcellos

Por Roberto Barcellos, engenheiro agrônomo e responsável pela marca Beef&Veal.

Em uma reunião recente que participei,  pude notar que o grande diferencial das pequenas empresas, em diversos segmentos será a “customização”.

Segundo o dicionário, a palavra “customização (do inglês customization) é empregada no sentido de personalização, adaptação, adequação. Desta forma, customizar é adaptar ou adequar algo de acordo com o gosto ou necessidade de alguém, alterar algo para fazer com que sirva melhor aos requisitos de alguém. Customização pode ser entendida como sendo adequação ao gosto do cliente.”

Independente do segmento, mas trazendo para a nossa realidade de negócio, que é pecuária de corte para alta qualidade de carne, este diferencial cria valor, cria exclusividade e está alheio às crises de commodity.

Picanha de alta qualidade custa de R$ 70,00 a R$ 90,00 se o boi estiver R$ 120 ou R$140/@.

Esse é um assunto extremamente interessante para as grandes empresas, devido sua rentabilidade, mas proporcionalmente difícil, devido ao seu grande engessamento e burocracia, mas perfeitamente possível para as pequenas empresas.

Algumas grandes empresas estão partindo para essa atividade, mas esbarram na eficiência comercial e logística. Só o tempo pode mostrar a elas que não é o seu verdadeiro negócio, não é o seu foco no Brasil.

Manobrar um carro de passeio é muito mais fácil e ágil do que manobrar um bitrem.

Esse assunto parece antigo, mas na prática não é, pois vejo o surgimento de empresas modernas que se preocupam com todos os detalhes da produção animal até o cliente final, colocando em cheque o modelo anterior que elegia “boas” carcaças dentro do frigorifico.

Esse novo modelo exige:

– Acompanhamento da produção, para ter um controle total da matéria-prima até o embarque.
– Acompanhamento do abate ao resfriamento para ter a certeza do processo da qualidade
– Acompanhamento da desossa a embalagem para garantir que todas as etapas estão comprometidas com o mesmo objetivo
– E finalmente entendendo as demandas dos clientes para produzir “sob encomenda”.

Parabéns Feed e Prime Cater pelas iniciativas.

Quem ganha é o consumidor!

Em anexo fotos de produtos customizados nos EUA, que por sinal continua sendo uma escola de marketing de carne para nós brasileiros.

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Por Roberto Barcellos, engenheiro agrônomo e responsável pela marca Beef&Veal.

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