Mercados Futuros – 01/11/07
1 de novembro de 2007
Indicador Esalq/BM&F – preço do boi gordo à vista (R$/@), janeiro/02 a outubro/07
6 de novembro de 2007

Custos influenciam decisão de confinar

Pesquisa realizada pela Assocon (Associação Nacional dos Confinadores) em setembro, mostrou redução nas espectativas dos sócios em relação ao número de animais confinados. Fábio Dias aponta como principais motivos dessa mudança a alta no preço do bezerro e milho, principal componente das dietas de confinamento. Ele explica que esses dois indicadores influenciam diretamente na tomada de decisão do confinadores, já que eles respondem por 93% do custo total da atividade.

Pesquisa realizada pela Assocon (Associação Nacional dos Confinadores) em setembro, mostrou redução nas espectativas dos sócios em relação ao número de animais confinados. No início do ano esperava-se um aumento de 26% em relação a 2006, quando foram confinadas 411.578 cabeças pelos sócios da associação. A última pesquisa de intenção de confinamento apontava para um crescimento de 21% e Fábio Dias, diretor da Assocon, acredita que pode ocorrer nova queda.

Dias aponta como principais motivos dessa mudança a alta no preço do bezerro e milho, principal componente das dietas de confinamento. Em matéria, de Alda do Amaral Rocha, do jornal Valor Econômico, ele explica que esses dois indicadores influenciam diretamente na tomada de decisão do confinadores, já que eles respondem por 93% do custo total da atividade.

Fábio Dias observa, que além dos preços altos dos animais de reposição e da ração, os preços futuros do boi para outubro também sinalizavam, em agosto e setembro, patamar inferior ao que alcançaram. Causando certa apreensão e diminuindo o número de animais confinados.

No total, a Assocon tem 48 associados, que devem confinar cerca de 650 mil animais este ano. No, país a estimativa é de que o número de bois confinados fique perto de 3 milhões de de cabeças.

Os comentários estão encerrados.