A demanda por carne bovina nos Estados Unidos aumentou mais de 3% desde 2000 e quase 10% desde a baixa de 1998, informaram oficiais do setor de carnes que participaram da Convenção Anual da Indústria Pecuária e Exposição Comercial 2003.
Dados preliminares sobre a demanda por carne bovina no ano de 2002 indicam que o apetite dos norte-americanos pelo produto permanece forte, apesar da oferta recorde do produto, da redução nas exportações aos mercados internacionais chave e dos problemas econômicos do país.
“Nós estamos vendo melhorias substanciais na demanda por carne bovina desde 1998, o que em grande parte é devido ao desenvolvimento de novos produtos de alta qualidade aos consumidores”, disse o economista da Universidade Estadual e Instituto Politécnico de Virginia, Wayne Purcell. “Apesar da economia ainda estar passando por dificuldades, eu espero que a expansão das exportações da indústria e o desenvolvimento de cada vez mais novos produtos derivados de carne bovina aumentarão a demanda pelo produto em 2003. Eu ficarei muito surpreso se nada de diferente acontecer”.
A demanda por carne bovina nos EUA vem apresentado tendência de alta desde 1998. O presidente da Comissão de Produtores de Carne Bovina (CBB), Dee Lacey, disse que a indústria permanece no caminho certo para atingir sua meta de longo prazo, de aumentar a demanda por carne bovina em 6% entre 2001 e 2004.
“Desde 2000, a demanda por carne bovina vem aumentando mais de 3%, o que significa que nós estamos no caminho certo de atingir nossa meta. Isso nos leva a ver que os esforços dos produtores de carne norte-americanos em construir a demanda através do investimento do fundo arrecadado com sua contribuição estão sendo pagos, mesmo quando a economia está instável. Aumentar o potencial de lucro para todos os produtores de carne bovina dos EUA continua sendo a prioridade chave para nossos programas financiados pelo fundo”.
O economista agrícola do Departamento de Agricultura e Recursos Econômicos da Universidade do Estado de Colorado, Stephen R. Koontz, concorda que os programas financiados pelo fundo arrecadado pela indústria de carnes do país estão trabalhando para aumentar a demanda.
“Uma das coisas onde este dinheiro está sendo aplicado é no estímulo ao desenvolvimento de novos produtos no varejo que melhorem o valor da carne bovina como um todo, especialmente aqueles cortes menos valorizados”, disse Koontz. À medida que a demanda por carne bovina aumenta, disse ele, o mesmo ocorre com o preço dos bovinos.
O crescimento da demanda requererá que a indústria mantenha a confiança dos consumidores na carne bovina, introduza mais produtos que agradem aos consumidores e obtenha crescimento do mercado de exportação, disse Lacey. Proteger o ambiente de negócios dos produtores de carne bovina do país é a segunda meta da indústria de carnes norte-americana.
Fonte: MeatingPlace.com (por Daniel Yovich), adaptado por Equipe BeefPoint