Os preços relativamente altos da carne bovina dos Estados Unidos no varejo, os preços recordes do petróleo e um declínio na confiança dos consumidores poderá reduzir a demanda por carne bovina nos EUA. Os preços da carne no varejo aumentaram em relação aos preços da carne suína e de frango mês a mês neste ano, até agosto. Os preços dos cortes selecionados aumentaram 13% com relação aos níveis do ano anterior e os preços da carne bovina moída subiram 16%.Os preços da carne suína e de frango aumentaram somente 5% e 3%, respectivamente.
A forte demanda dos consumidores norte-americanos pela carne bovina na primeira metade de 2004, juntamente com o aumento na confiança dos consumidores, compensaram o potencial de resistência dos americanos a aumento de preços. Entretanto, o aumento do valor do petróleo, que atingiu o pico de US$ 50 o barril na última semana, tem reduzido o dinheiro disponível dos consumidores para gastar com alimentos, incluindo carne bovina.
Isso poderá resultar na maior compra pelos consumidores de cortes de carne de menor valor, como de frango e de carne suína. Além disso, com o aumento dos custos da energia e da carne, a confiança dos consumidores dos EUA declinou, com o Índice de Confiança do Consumidor (base=100) caindo 1,9 pontos em setembro, para 96,8 pontos, segunda queda mensal consecutiva.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe Beefpoint