O BC (Banco Central) continuará analisando o pedido da empresa para abrir um banco e começar a atuar no setor financeiro.
Entretanto, segundo uma fonte do Departamento de Organização do Sistema Financeiro do BC, as recentes denúncias divulgadas pela imprensa serão levadas em conta na hora da decisão.
Caso a autorização para a abertura do banco seja concedida e posteriormente o Friboi venha a ser condenado, o BC pode exigir a substituição do corpo diretivo da instituição ou até mesmo cassar a autorização.
O principal objetivo do grupo é usar o banco para economizar nas operações de tesouraria, sobretudo em hedge (que visa minimizar os riscos das oscilações do câmbio) e no swap (que visa a proteção por meio da troca de riscos).
Segundo especialistas, o Friboi precisa tomar uma série de cuidados se quiser ter sucesso com o banco. Nas décadas de 80 e 90, várias instituições financeiras ligadas a grupos não-financeiros quebraram por conta de falhas gerenciais. O erro principal foi usar o banco para financiar as empresas não-financeiras.
Fonte: Valor (por Luís Fernando Klava), adaptado por Equipe BeefPoint
0 Comments
Que mundo capitalista justo.
A pecuária em crise, o Friboi vai abrir banco e eu não saio do banco (do vermelho).
Eu só queria entender a mágica. Só entender, mais nada.
Rodolfo Endres Neto
Brasileiro, pecuarista (ainda)