Fechamento 11:51 – 27/03/02
27 de março de 2002
Austrália, Nova Zelândia e EUA unem forças para aumentar consumo de carne bovina em Taiwan
1 de abril de 2002

DEP Lucro: A DEP que realmente importa

Miguel da Rocha Cavalcanti

Um dos principais pontos para o sucesso de um empreendimento é o conhecimento dos riscos e dos lucros potenciais de cada decisão. Para se fazer decisões acertadas em genética, criadores precisam de informações apropriadas e corretas.

Hoje em dia existe muita informação disponível para os criadores, existem DEP´s para inúmeras características. Isto não quer dizer que o trabalho de seleção ficou mais fácil. A DEP Lucro tem como objetivo identificar animais mais eficientes, isto é, mais lucrativos. Isso de uma maneira mais fácil e direta.

DEP Lucro é um índice em reais do conjunto de DEP´s para características que realmente influenciam na lucratividade de uma fazenda. O valor econômico de uma característica é igual à mudança no lucro para uma unidade modificada nessa característica. Isso quando todas as outras características são mantidas constantes.

Atualmente, várias características avaliadas não têm impacto direto na lucratividade do rebanho. São chamadas de características indicadoras. Um bom exemplo disso é a circunferência escrotal. Essa medida não influi diretamente no retorno do pecuarista. É sabido que CE é positivamente correlacionada com idade à puberdade. No entanto, idade à puberdade também não influi diretamente na renda do produtor, uma vez que somente indica a habilidade de uma novilha emprenhar. O que realmente tem influência é a taxa de prenhez aos 13-15 meses. Quando se tem a DEP para probabilidade de prenhez à idade de um ano, o que infelizmente ainda não ocorre no Brasil, o valor da DEP para CE torna-se nulo. Colabora apenas para o aumento do erro de predição.

O valor em reais de cada característica varia dependendo de cada sistema de produção e objetivo de cada criador. Um produtor de bezerros de corte, tem como maior objetivo maior número de bezerros desmamados e pesados. Por essa razão, a elaboração de índices, publicados em sumários atualmente, não tem valor significativo. Os valores de cada característica não são ponderados de maneira ótima para cada situação.

Os sumários hoje em dia apenas comunicam os valores genéticos de diversas características fenotípicas de animais avaliados. Seria muito mais interessante o foco em algumas poucas características de real impacto econômico na atividade pecuária. Dessa maneira, o progresso genético seria acelerado.

O uso de DEP´s deve ser muito bem relacionado com objetivos de longo prazo do produtor. Deve ser integrado num sistema que leva em conta questões técnicas e custos.

DEP é a mais precisa ferramenta para avaliação genética hoje disponível. No entanto, problemas relacionados com influência materna, consangüinidade, heterose e variação devido a circunstâncias de produção e administração limitam em muito sua eficiência. A nova geração de DEP´s vem para facilitar o entendimento, auxiliar efetivamente as decisões, visualizando um maior retorno no curto e longo prazos.

Bibilografia consultada: Economically relevant traits: a framework for the next generation of EPD’s, B. L. Golden, D. J. Garrick, S. Newman, and R. M. Enns, www.agsci.colostate.edu

Os comentários estão encerrados.