Fazenda Paredão realiza 7o dia de campo
24 de fevereiro de 2005
Russos estão prestes a liberar carnes do Brasil
28 de fevereiro de 2005

Deputado propõe CPI para investigar denúncia de cartel

A denúncia de cartel dos frigoríficos feita pelas entidades representativas do setor pecuário motivou requerimento de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à Assembléia Legislativa, a partir da iniciativa do deputado Ivan Ornelas (PT). Composta por cinco membros, a comissão teria 90 dias para concluir os trabalhos e constatar ou refutar as irregularidades.

O presidente do Sindicato Rural de Bela Vista de Goiás, Rubens Pinto de Souza, admite que o preço da arroba do boi não tem acompanhado a inflação nem os altos custos de produção. Ele pondera até mesmo que a crise que se anuncia para o setor agrícola não seja tão grande quanto a que ameaça e pecuária de corte.

O secretário de Agricultura do Estado de Goiás, Roberto Balestra, revela que não é de competência da administração estadual intervir na contabilidade dos frigoríficos, mas que promove junto aos pecuaristas uma solução viável para o problema. Balestra reitera a tese das entidades do setor ao admitir que existem documentos que comprovam que realmente houve orientação para a prática de preços semelhantes entre as empresas.

Ele acrescenta que a secretaria tem ido além de suas atribuições por determinação do governador Marconi, que já havia adotado medidas para beneficiar o setor, como corte no ICMS.

Fonte: Diário da Manhã/GO, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.