Mercado Físico da Vaca – 07/10/08
7 de outubro de 2008
Mercados Futuros – 08/10/08
9 de outubro de 2008

Deputados temem que produção seja afetada pela crise

A forte queda da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e a alta do dólar no início da semana, provocadas pela crise financeira iniciada nos Estados Unidos, vão afetar a produção rural no Brasil. A opinião é de parlamentares ligados ao setor, que estão preocupados com o encolhimento do crédito para os agricultores e pecuaristas.

A forte queda da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e a alta do dólar no início da semana, provocadas pela crise financeira iniciada nos Estados Unidos, vão afetar a produção rural no Brasil. A opinião é de parlamentares ligados ao setor, que estão preocupados com o encolhimento do crédito para os agricultores e pecuaristas.

O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) avalia que a crise mundial fará os agricultores reduzirem a produção, com medo do endividamento: “Neste momento, todos vão ficar mais cautelosos, ninguém vai se endividar mais. Se forem mantidas as taxas e dificuldades atuais, o agricultor não poderá obter financiamento nem produzir. Como conseqüência, poderá haver uma diminuição da safra.”

Luis Carlos Heinze (PP-RS) também acredita que os efeitos da crise internacional sobre a produção agrícola brasileira serão fortes. Segundo ele, a falta de crédito vai ser um dos problemas. O deputado disse que os parlamentares lutam pela ampliação dos investimentos na produção: “Já estamos cobrando dos bancos e dos ministérios da Fazenda e da Agricultura a prorrogação dos custeios que venceram no final de outubro. Os bancos hoje dificultam a liberação de crédito.”

Em entrevista publicada nos jornais desta terça-feira, o economista Joseph Stiglitz, vencedor do Prêmio Nobel em 2001 e ex-economista-chefe do Banco Mundial, avaliou os riscos da crise para o Brasil. Segundo ele, muitos investidores estrangeiros colocaram dinheiro nos produtos agrícolas de exportação porque o dólar estava baixo. Com a crise, eles voltarão a aplicar seus recursos na moeda norte-americana. Na avaliação do economista, isso fará com que as dívidas contraídas pelos agricultores brasileiros sejam um problema, além de provocar uma queda nos preços dos produtos.

As informações são da Agência Câmara, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Adimar Leonel Souto disse:

    Além da falta de crédito, outro agravante é os preços dos fertilizantes que ja estavam insuportáveis agora com a alta do dolar dispararam novamente inviabilizando os investimentos no campo.

    Saudações.