Laboratórios já têm 1,2 milhão de doses de vacinas contra brucelose aprovadas
20 de maio de 2003
Bezerros da Andorinha são campeões na Expozebu
20 de maio de 2003

Descoberto caso de vaca louca no Canadá

Foi confirmado um caso de “vaca louca” em uma vaca de 8 anos, na cidade de Fairview, estado de Alberta no Canadá, hoje (20/05). O animal foi abatido no dia 31 de janeiro, mas o resultado só foi divulgado hoje. Esse é o primeiro caso da doença reportado no Canadá.

Oficiais do serviço de inspeção animal do Canadá garantiram que a carne desse animal não entrou na cadeia alimentar.

A descoberta desse caso derrubou o valor das ações da Tyson Foods e McDonald´s nos EUA em 5 e 7,1%, respectivamente. O departamento de relações públicas do McDonald´s já divulgou informações reforçando os procedimentos de segurança alimentar e informando que não compra carne canadense.

No mercado de ações, as redes Wendy´s, Jack in the box e Outback Steakhouse também sofreram quedas em suas cotações.

A província de Alberta é responsável por 60% da produção canadense de carne bovina. Em 2002, o Canadá exportou 350 mil toneladas de carne para os EUA. A importação de carne bovina, bem como sub-produtos de origem bovina, foram proibidas temporariamente hoje por Ann Veneman, secretária americana da agricultura.

“Se por um lado a ocorrência de um caso de doença da vaca louca no Canadá é negativa para toda a pecuária mundial; por outro, abre uma oportunidade comercial que o Brasil não pode perder”. A afirmação é do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges Mendes.

Fonte: Meatingplace (por Joshua Lipsky), Meatnews e CBS MarketWatch, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.