Um Plano Safra para médios e pequenos
7 de fevereiro de 2019
Venda de máquinas perde força, mas indústria ainda prevê resultados positivos
7 de fevereiro de 2019

Desembolsos de crédito rural desaceleram

O volume de crédito rural liberado pelos bancos alcançou R$ 110,1 bilhões no acumulado dos primeiros sete meses do Plano Safra 2018/ 2019, crescimento de 13% na comparação com o mesmo intervalo da temporada anterior (2017/18).

Ainda que todas as linhas de crédito continuem registrando crescimento, sobretudo as de investimento, o resultado geral — os dados englobam agricultura empresarial e familiar — revela uma desaceleração no ritmo de desembolsos na virada do atual ano-safra, que se encerrará em 30 de junho. A demanda por esses financiamentos chegou a registrar um incremento de até 25% nos primeiros meses deste ciclo.

Até o fim de janeiro, produtores de todo país conviviam com dúvidas sobre a disponibilidade de crédito a juros controlados nas agências bancárias, após esgotarem os recursos subsidiados em algumas das linhas – principalmente as voltadas a investimento.

O diagnóstico do setor de agronegócios é que mudanças regulatórias feitas pela equipe econômica quando do lançamento do Plano Safra 2017/18, no ano passado, retiraram recursos do crédito rural. A forte demanda, num cenário de taxas de juros mais baixas, também contribuiu para esse quadro.

Na semana passada, porém, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a ampliação de recursos controlados para médios e pequenos produtores, uma injeção de R$ 6 bilhões na oferta de financiamentos, o que pode aliviar as preocupações do setor com a falta de crédito rural.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.