Análise semanal – 12/04/2006
12 de abril de 2006
Brasil Certificação parcela certificação em até seis vezes e lança programa de fidelidade
17 de abril de 2006

Dia de campo da Fazenda Paredão, 22 de abril, em Oriente/SP

A Fazenda Paredão, de Nelson e Claudia Pineda, um dos mais importantes e respeitados projetos de seleção de gado Nelore PO do País, promoverá o seu 8o Dia de Campo no dia 22 de abril, a partir das 8 horas, com o tema “80 Anos de Inovações Tecnológicas” e mostrará de forma prática, para mais de 500 produtores, sua estrutura para produção de alimentos e o projeto pecuário, abordando o manejo de pastagens com preocupação ambiental; sistema Santa Fé em plantio direto; racionalização da mineralização em pastagens da alta produtividade, entre outros.

Além disso, um fórum de discussões sobre a cadeia produtiva da carne bovina falará sobre a otimização da inseminação artificial em tempo fixo, tamanho do touro Nelore funcional, seleção de Nelore assistida por marcadores moleculares e cenários da pecuária brasileira em 2006.

“Iniciado em 1999, o dia de campo da Paredão é um difusor de conhecimentos tecnologias e de extensionismo rural. Visando à integração entre os participantes e com o intuito de gerar debates produtivos, o evento terá parte prática dividida em quatro estações a campo e um fórum de discussão com três palestras simultâneas e mesa-redonda discutindo as perspectivas da pecuária para o ano”, explica Nelson Pineda.

Um dos destaques no Dia de Campo será a discussão sobre a arborização nas pastagens, tema que, segundo Nelson Pineda precisa ser largamente abordado devido a urgente necessidade do Brasil de estabelecer sistemas de produção em bases sustentáveis que coloquem a pecuária brasileira no cenário mundial como socialmente benéfica, economicamente viável e ambientalmente adequada.

“Nesse sentido a arborização de pastagens, ao associar o componente arbóreo às atividades de produção animal adquirem uma importância sem precedentes. Sua importância passa a ser, ainda maior, quando implementados em regiões onde os diversos estágios de degradação das pastagens associam-se a uma intensa fragmentação e insulamento de remanescentes florestais naturais servindo como corredor biológico, auxiliando no ligamento destes remanescentes”, acrescenta Pineda. O tema será abordado pelo pesquisador da Embrapa Florestas, Porfírio da Silva.

A Integração Agricultura Pecuária é outro assunto do dia de campo. Nelson explica que a utilização da agricultura para alavancar a pecuária tem se mostrado não somente eficiente de ponto de vista tecnológico com também imprescindível do ponto de vista econômico, sobretudo para enfrentar a crise atual. Nesse ano, a Paredão mostrará o sistema de consorciamento capim cereal, em plantio direto para produção de silagem e utilização das pastagens como reserva estratégia durante a seca. O sistema Santa Fé desenvolvido pela Embrapa será apresentado pelo próprio Nelson Pineda falando de produtor para produtor.

Genética

A seleção de gado Nelore assistida por marcadores moleculares será abordada pela Indicus, divisão animal da Genoa Biotecnologia, empresa que disponibiliza marcadores moleculares de produtividade destinados a avaliar e comprovar o potencial genético do animal em relação à capacidade de ganho de peso e habilidade materna – a Fazenda Paredão é pioneira na utilização dessa tecnologia.


Nutrição

Parceira da Fazenda Paredão de longa data, a Tortuga estará presente no dia de campo com a apresentação de palestra sobre suplementação mineral em diferentes tipos de pastejo, que será ministrada pelo veterinário Dr. João Osmar, coordenador do campo experimental da Tortuga em Rondonópolis (MT).

A Matsuda Sementes mostrará área plantada com a forrageira Atlas consorciada com a leguminosa Java. Atlas é um cultivar híbrido de Panicum maximum, derivado do cruzamento de Tobiatã e K-68, que apresenta rápida rebrota após o corte ou pastejo e produz cerca de 22 t/ha/ano de matéria seca e de 12 a 14% de proteína bruta. A leguminosa Java é um híbrido de Macrotyloma axillare, derivado do cruzamento e Archer (australiana) e Guatá (Instituto de Zootecnia), tendo como característica principal a associação com qualquer bactéria do solo para fixar nitrogênio, e produção de 5 a 9 t/ha/ano de matéria seca.

Sanidade

A Schering-Plough fará apresentações sobre a correta aplicação de vacinas e ministrará palestra técnica sobre os recentes estudos da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em Gado de Corte. Além de apresentar sua linha de produtos de saúde animal para a pecuária de corte.

Fonte: Assessoria de imprensa

Os comentários estão encerrados.