O 18o Leilão Paredão, de nelore, promovido por Nelson Pineda, na Fazenda Paredão, em Oriente (SP), será dividido em duas etapas: dia 25, após dia de campo, será o leilão de fêmeas com avaliação genética e dados de reprodução comprovados e no dia seguinte, será a venda de reprodutores PO. “Apartamos 100 matrizes para atender à demanda de quem quer qualidade”, disse Pineda.
Segundo ele, os machos à venda foram avaliados por desempenho. “São animais precoces, próprios para melhorar a rentabilidade, principalmente em ambientes com limitações nutricionais, pois esta genética é criada a campo”.
O dia de campo, que tem como mote a visão integrada da seleção bovina, terá demonstrações, palestras e perguntas, enfocando gestão econômica do processo de melhoramento, suas conseqüências sobre o ambiente e o impacto social na propriedade. Também serão abordados temas como suplementação mineral estratégica: impacto da mineralização sobre o rendimento econômico da propriedade; inseminação e transferência de embriões: benefícios genéticos e econômicos; mitos e realidade da rastreabilidade bovina e recuperação de pastagens sem novo plantio.
Fonte: O Estado de São Paulo/Suplemento Agrícola, adaptado por Equipe BeefPoint