A Fazenda Olinda, de Riachão das Neves (BA), reuniu mais de 200 pessoas entre pecuaristas, técnicos, empresários e estudantes em dia de campo realizado nos dias 13 e 14 de maio. O PAINT – programa de melhoramento genético da Lagoa foi um dos destaques do encontro, com a apresentação de uma palestra técnica ministrada pelo médico veterinário Caio Tristão, supervisor técnico do programa.
Floriano Almeida Calado, gerente-geral da Fazenda Olinda, informa que o dia de campo recebeu, inclusive, pecuaristas de outros estados. “Isso significa que o nosso trabalho em prol do melhoramento genético da raça Nelore e participação ativa no PAINT está gerando resultados produtivos concretos e atraindo a atenção de outros criadores”.
O evento foi dividido em palestras no Hotel Solar, em Barreiras, e visita técnica à propriedade, com 15 pontos de paradas para informações aos pecuaristas. Técnicos abordaram vários temas em suas palestras, como melhoramento genético, índices de reprodução, aberturas de novas áreas de pastagens, terminação de animais de corte e cruzamentos industriais.
A Fazenda Olinda participa do PAINT desde 2001, com 500 fêmeas inscritas. Foram apresentados lotes de vacas Deca 1 e Deca 10, assim como vacas Nelore superprecoces, que já estão na terceira gestação aos 41 meses. Os participantes também conferiram a produção de touros integrantes da bateria Lagoa, avaliados no sumário PAINT Consolidado 2004, como Cedro, Jarow e Marisco, entre outros.
Para Floriano Calado, a parceria entre a Fazenda Olinda e o PAINT ajuda muito no desenvolvimento da pecuária daquela região. “Fizemos a divulgação de trabalho, abrimos nossas porteiras. Um dia de campo é sempre importante para ver onde acertamos ou erramos, pois todos têm pontos positivos e negativos em cada propriedade. É uma troca de experiências muito importante”, explica.
O pecuarista e presidente da Acrioeste (Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia), Antônio Balbino de Carvalho Neto, ressaltou a importância do evento para a pecuária local. “Essa demonstração incentiva os pecuaristas da região, que compareceram em massa. A Fazenda Olinda tem enorme potencial para obter sucesso na pecuária de corte moderna”, destaca.
Fonte: Assessoria de imprensa da Lagoa da Serra