Neste sábado, dia 17, a partir das 8 horas, a Fazenda Perdizes, em Campo Grande, MS, receberá pecuaristas, técnicos e interessados do setor para apresentar o resultado da Prova de Ganho em Peso à pasto, organizada pela Quilombo Pecuária (Indaiatuba-SP).
A Fazenda Perdizes, é um pólo de difusão de tecnologia do Programa Qualidade Nelore Natural, o PQNN que recebeu 401 tourinhos nelore mocho e padrão, que ficaram, exclusivamente, sob regime de pasto sob pivot central.
Nesta prova, foram medidos índices como Peso, Ganho Médio Diário de peso, Área de Olho de Lombo, Perímetro Escrotal, Espessura de Gordura e as características de Precocidade, Harmonia, Raça, Aprumos e Sexuais. Cento e oitenta e quatro tourinhos foram considerados Elite e Superior, sendo que aos 18 meses de idade, terminaram a prova com média geral de peso de 420kg.
O ganho médio diário dos animais classificados como Elite foi de 744g/dia e dos animais Superiores, 689g/dia. Já a média geral dos índices do Perímetro Escrotal, que mede a precocidade sexual dos tourinhos, foi de 29,4 cm.
Agora, após esta primeira fase, os 10 melhores touros (5 mocho e 5 padrão) serão encaminhados para o teste de progênie da Embrapa/Touro Jovem ABS Pecplan/Quilombo. Apenas em 2005 será divulgado o resultado total do programa, com a avaliação de DEP’s.
A PGP da Quilombo tem o apoio e a participação da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), da Associação Brasileira de Criadores de Zebu e da Embrapa.
Fonte: ContatoCom (por Tammy Lauterbach)