A pecuária brasileira conquista mais uma vez o reconhecimento da cadeia produtiva internacional. O diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Nelson Rafael Pineda Rodrigues, referência entre os criadores pela capacidade técnica com que comanda assuntos como rastreabilidade, recebeu no dia 24/09 o prêmio “Zebu Ouro Internacional 2003”. A homenagem foi em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia durante a Feira Internacional ExpoCruz, organizada pela Associação Boliviana de Criadores de Zebu (Asocebu), que termina no próximo dia 28.
Naturalizado brasileiro, Pineda deixou seu país de origem, a Venezuela, para estudar Ciências Exatas e Engenharia Química na Universidade de Genebra (Suíça), e posteriormente, pós-graduação em Química Orgânica. À frente da Fazenda Paredão, em Oriente (SP), onde seleciona animais da raça nelore, ele é vice-presidente Internacional do Serviço de Informação da Carne (SIC) e integra o Conselho Técnico Consultivo do Sistema Brasileiro de Certificação de Origem Bovina e Bubalina (SISBOV).
O pecuarista é um dos autores do projeto de certificação de propriedade, que está sendo desenvolvido em conjunto com técnicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e das certificadoras. Em 1993, ele foi agraciado com o Prêmio “Agro-Ambiental” do Estado de São Paulo. No ano de 1997, Nelson Pineda voltou a ser homenageado, desta vez com o “Mérito ABCZ”.
Fonte: Assessoria de imprensa da ABCZ