Síntese Agropecuária BM&F – 26/06/03
26 de junho de 2003
Brasil tenta acelerar retomada de exportação para os EUA
30 de junho de 2003

Disparam vendas de sêmen do Senepol

A raça Senepol vendeu 118 mil doses de sêmen no ano passado, contra 46 mil doses comercializadas em 2001. Assim, em apenas um ano, a Senepol colocou 72 mil âmpolas a mais de sêmen no mercado brasileiro, segundo relatório da Asbia (Associação Brasileira de Inseminação Artificial).

Comparada à comercialização de 1998, 7.987 doses, as vendas de sêmen Senepol, em 2002, deram um salto impressionante: quase 160% acima.

Esse desempenho permitiu ao Senepol ocupar a oitava posição entre as raças de corte que mais venderam sêmen no ano de 2002. No Brasil, são selecionadas mais de 40 raças de corte.

Explica o forte incremento o fato de o Senepol ter revelado boa performance no cruzamento industrial com o elevado número de fêmeas meio-sangue disponíveis no Brasil e também com o nelore. “O Senepol foi a solução encontrada pelos criadores. Por ser um taurino plenamente adaptado ao clima quente do País, ele é capaz de transmitir 100% de heterose e, além disso, de uniformizar os produtos que nascem dos cruzamentos”, explica João Arantes Neto, pecuarista e proprietário da Agropecuária Nova Vida, de Ariquemes, Rondônia, responsável pela introdução da raça no Brasil há pouco mais de dois anos.

Arantes Neto afirma que as expectativas indicam um forte incremento nas vendas de sêmen do Senepol em 2003. “Ainda não temos números, mas a procura pela genética da raça cresce num ritmo acelerado”, adianta ele.

Apesar de ter chegado ao Brasil apenas no ano 2000, a raça Senepol é antiga. Tudo começou em 1800, com a importação da raça N´Dama do Senegal, cujo ambiente é quente, úmido e infestado de parasitas, para a ilha caribenha de St. Croix. Lá, em 1918, um criador inglês introduziu no seu rebanho N´Dama touros ingleses Red Poll, formando assim a raça Senepol.

“A raça é adaptada, portanto, ao calor dos trópicos e resistente às doenças peculiares ao nosso clima”, afirma Arantes Neto. Segundo o criador, o Senepol apresenta alta produtividade e está sendo bastante solicitado para o cruzamento industrial com o nelore ou com as fêmeas meio-sangue devido proporcionar 100% de heterose.

Ele adianta que a Nova Vida vai realizar um leilão exclusivo de Senepol no dia 10 de setembro, em Presidente Prudente, com venda de touros, matrizes e novilhas, em sua maioria puros. “É uma boa oportunidade, já que a oferta de animais da raça ainda é pequena.”

A Associação Brasileira dos Criadores de Senepol foi fundada há apenas um ano e já possui 22 criadores registrados. Por enquanto, o número de animais puros registrados é de 1.500.

Fonte: TodaMídia Projetos de Comunicação (por Sebastião Nascimento)

Os comentários estão encerrados.