Exportações de gado vivo não perderam ritmo em agosto no Uruguai
30 de agosto de 2018
Comitê Executivo da Camex aprova fim do imposto de exportação do couro wet blue
31 de agosto de 2018

Disputa acirrada pelo comando da Embrapa

Com o processo de seleção para o próximo presidente da Embrapa aberto, 16 candidatos já estão no páreo. Figuram entre os candidatos Luís Carlos Guedes Pinto, que foi ministro da Agricultura entre 2006 e 2007, presidente da Conab e vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil; Xico Graziano, que foi chefe do gabinete pessoal do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em 1995, presidente do Incra, secretário de Agricultura de São Paulo e ex-deputado federal; e Altemir Gregolin, ex- ministro do extinto Ministério da Pesca durante os governos do ex- presidente Lula.

Também estão no páreo pesquisadores de renome da estatal vinculada ao Ministério da Agricultura, como Eduardo Assad e Cléber Soares, atual diretor de Inovação e Tecnologia da estatal. O prazo de inscrição terminou na segunda-feira. Agora, o conselho de administração da empresa fará um pente-fino nos currículos, entrevistará os três melhores avaliados e fará uma eleição para escolher o próximo presidente da estatal. A nomeação será feita até 15 de outubro pelo presidente do conselho da empresa, Eumar Novacki, que é secretário-executivo do Ministério da Agricultura.

Novacki explica que o processo de seleção mudou. Antes, apesar de o conselho também escolher os três melhores candidatos, era o presidente da República que nomeava o presidente da Embrapa. No entanto, a Casa Civil ainda precisa validar tecnicamente o nome do candidato escolhido. Nas últimas três décadas, somente servidores da estatal de pesquisas assumiram a presidência. Quem substituir Maurício Lopes na presidência assumirá o cargo em uma fase de desafios, já que a estatal passa por reestruturações administrativa e financeira e é alvo de forte pressão pelo resgate de um maior protagonismo da empresa e a aceleração de sua modernização.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.