O Risco da “Mala sem Alça”
6 de outubro de 2004
Enquete BeefPoint: como promover a união dos produtores
8 de outubro de 2004

Divulgado primeira parte do genoma bovino

O primeiro “rascunho” do genoma bovino foi colocado nesta quarta-feira em um banco de dados público para o uso de pesquisadores.

De acordo com informações de membros do Projeto de Seqüenciamento do Genoma Bovino, o rascunho começou a ser elaborado em dezembro de 2003 e custou US$ 53 milhões.

Além de ajudar pesquisadores a entender melhor o genoma humano e a desenvolver melhores maneiras de tratar e prevenir doenças, a seqüência de genoma bovino servirá como uma ferramenta para pesquisadores agrícolas para melhorar a saúde do rebanho e aumentar o valor nutricional da carne e de laticínios.

A equipe do projeto, liderada por Richard Gibbs, do Centro de Seqüenciamento de Genoma Humano da Faculdade de Medicina de Baylor, em Houston (EUA), fez o mapeamento e o seqüenciamento do genoma.

A conclusão do projeto, que deve acontecer em 2005, permitirá traçar com detalhes a diferença entre as raças bovinas, o que pode ajudar a descobrir quais são as principais características para a produção de leite e carne de melhor qualidade e a identificar os genes envolvidos na resistência a pestes e doenças.

No Brasil, um grupo de pesquisadores de diversas instituições também trabalha com genoma bovino, com ênfase no genoma de zebuínos. O projeto é capitaneado pelo Prof Silveira da Unesp de Botucatu.

Fonte: BBC Brasil, adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Dirceu Alves Vieira disse:

    Caríssimos amigos eu sou es universitária e estou me formando este ano no curso de gestão em agronegocios, e é um prazer enorme poder receber seus e-mails, isso ajuda muiiiito no conhecimento pessoal e profissional. Trabalho em um confinamento que confina mais de 20.000 animais ano.

    Grande abraço
    .Dirceu.