DSM (Holanda) adquire Tortuga por US$ 576 milhões

O grupo químico e farmacêutico holandês DSM anunciou nesta quarta-feira (08) a compra da empresa brasileira Tortuga, por 465 milhões de euros (US$ 576 milhões) . “A DSM anuncia ter concluído um acordo definitivo para adquirir a Tortuga Companhia Zootécnica Agrária”, afirma um comunicado da empresa holandesa, que espera concluir a transação no primeiro trimestre de 2013.

O valor da compra, que será efetuada em dinheiro, pode alcançar 490 milhões de euros dependendo dos resultados operacionais da Tortuga em 2012, segundo a DSM. Com a compra da empresa brasileira, o grupo holandês terá uma presença no “mercado importante e altamente atrativo da nutrição animal na América Latina”, completa o comunicado.

Esta é sétima aquisição no setor de nutrição da DSM desde setembro de 2010, quando a empresa holandesa anunciou a intenção de reforçar este departamento com um plano de crescimento. Segundo o diretor executivo do grupo, Feike Sijbesma, a compra da Tortuga eleva a 2,2 bilhões de euros o total destinado pela DSM para as aquisições desde que implementou a estratégia de crescimento.

Com sede em São Paulo, a Tortuga tem 1.200 funcionários e o volume de negócios da empresa deve alcançar 385 milhões de euros e um lucro operacional de cerca de 60 milhões de euros este ano, disse a DSM. Fundada há 58 anos, a empresa brasileira produz complementos nutricionais, em particular, para os gados em grande escala.

O mercado mundial de complementos nutricionais para ruminantes movimenta quatro bilhões de euros por ano, com um crescimento anual de 3%, segundo estimativas. O grupo holandês anunciou na terça-feira (07) uma queda de 90% no lucro no segundo trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, em particular por gastos excepcionais, e anunciou um programa de redução de custos com o corte de 1.000 postos de trabalho.

A DSM fabrica produtos destinados à indústria alimentícia, farmacêutica, automobilística, aeronáutica e elétrica. O grupo holandês tem 22.000 funcionários em todo o mundo.

Fonte: DSM, UOL, Exame, Bloomberg, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. Rodrigo Martins Ferreira disse:

    Por ser um admirador desta empresa(tortuga)e de seus produtos fico muito triste pela sua venda a empresa estrangeira,vamos ver o que vai acontecer com o tempo,pois sempre usei e confio nos seus produtos e colaboradores,mas em outra mãos ficam as dúvidas por não se tratar de uma empresa genuinamente Brasileira.

Aumento de rentabilidade é com o Montana!
8 de agosto de 2012
Mercado físico da vaca gorda – 07-08-2012
8 de agosto de 2012