Acaba de ser criada na estrutura administrativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a Coordenação Geral de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas do Conselho Nacional do Agronegócio (Consagro). O titular da coordenação será o pesquisador e ex-chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, sediada em Juiz de Fora (MG), Duarte Vilela.
Em Brasília, ele comandará a equipe que terá como principais atribuições detectar as demandas das câmaras setoriais e temáticas do Consagro e encaminhá-las aos setores competentes. O encaminhamento pode envolver as secretarias do ministério, empresas vinculadas, instituições financeiras e o Congresso Nacional, entre outros. Duarte Vilela acredita que a nova coordenação dará maior fluidez ao Consagro e maior visibilidade às ações do MAPA, fazendo com que as principais reivindicações da sociedade estejam refletidas nos seus programas de trabalho. “Vamos apoiar as câmaras e atuar como interlocutores entre a iniciativa privada e o Ministério. Faltava este elo que facilitará a recepção, o encaminhamento e a resposta às demandas da Sociedade Organizada”.
Nova câmaras
Desde que foi criado, em 2003, o Consagro já conta com 22 câmaras setoriais ou temáticas. Estão em fase de implantação em curto prazo mais duas câmaras setoriais, a da cadeia produtiva de algodão e a de borracha natural, e uma temática, que tratará da logística do agronegócio.
“O senhor Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues tem uma preocupação muito grande com a questão das perdas ocorridas a partir de problemas relacionados à logística, como transporte, armazenamento e exportação”, afirmou o Coordenador.
Duarte Vilela é engenheiro agrônomo, com doutorado em zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Ingressou na Embrapa em 1976; foi Chefe-Geral e Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento e coordenador da área de alimentação animal. Em 2003, recebeu homenagem por excelência na área técnico-científica.
Paralelamente, atuou como assessor do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação-FAO; na área de segurança alimentar na África; assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq; na área de Ciência da Vida; consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG; na Câmara de Ciências Agrárias. Foi produtor rural e conselheiro técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. Desenvolveu, em parceria com mais de cem instituições nacionais, o projeto “Plataforma Tecnológica do Leite” na identificação das restrições técnicas, econômicas e institucionais ao desenvolvimento do Setor Leiteiro Nacional. Uma revisão dos estudos existentes sobre a cadeia produtiva do leite nas cinco regiões do País.
Fonte: Assessoria de comunicação social, adaptado por Equipe BeefPoint
0 Comments
Parabéns ao Duarte Vilela e sucessos neste novo desafio.
Desejo sucesso ao Duarte Vilela nesta nova empreitada. Espero que o setor consiga aproveitar a oportuna indicação.
Alia-se à ótima gestão do Ministro Roberto Rodrigues um nome que conhece a realidade da produção nacional e mundial, bem como o correto encaminhamento das soluções necessárias.
Gostaria de parabenizar o Duarte Vilela por mais um desafio assumido em prol do fortalecimento do agronegócio brasileiro.
Agradeço as palavras de estímulo enviadas através “Giro Lácteo “, por Adriano Henrique do N. Rangel – 12/05/2005; José Roberto Poiatti – 10/05/2005 E Roberto Jank Jr. – 10/05/2005.
Espero poder contribuir a altura do real tamanho de nosso agronegócio.
Atenciosamente,
Duarte Vilela (Coordenador Geral das Câmaras Setoriais e Temáticas do Conselho Nacional do Agronegócio)
Duarte Vilela saberá muito bem contribuir com o agronegócio, pela sua dinâmica, vivência, conhecimento e capacidade profissional.
Parabéns ao Duarte, que sabiamente vai contribuir muito com a gestão do Ministro Roberto Rodrigues.
Sucesso
Maranhão