Os Estados Unidos informaram ao Ministério da Agricultura do Japão que mandarão em breve um relatório descrevendo seu método de teste para estimar a idade de bovinos através da avaliação da qualidade de sua carne, de acordo com o jornal Nihon Keizai Shimbun.
O Ministério da Agricultura japonês tem a intenção de estudar este relatório e, se aprovar o método de teste proposto pelos EUA, pode retirar parcialmente a barreira às importações de carne bovina dos EUA, imposta desde o surgimento do único caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da ‘vaca louca’, nos EUA em dezembro de 2003.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou aos Ministérios da Agricultura e Saúde do Japão sobre como seu método proposto é usado nos EUA e forneceu uma descrição do relatório que está preparando. O Ministério da Agricultura pretende contratar especialistas para averiguar a efetividade do método antes de decidir se retira a barreira às importações de carnes testadas usando esta técnica.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint