Na discussão anterior, tratamos dos efeitos de diferentes métodos de suplementação sobre o desempenho e características de carcaça de bovinos de corte em pastagens de Brachiaria bryzantha. O trabalho nos mostra que as alterações nas formas de suplementação vão alterar o número e o tempo de duração das refeições praticadas pelos bovinos.
Na discussão anterior, tratamos dos efeitos de diferentes métodos de suplementação sobre o desempenho e características de carcaça de bovinos de corte em pastagens de Brachiaria bryzantha. O trabalho nos mostra que as alterações nas formas de suplementação vão alterar o número e o tempo de duração das refeições praticadas pelos bovinos. Porém, essas alterações não se refletiram no desempenho e características de carcaça desses animais, não alterando portanto a eficiência produtiva desses animais.
Na bovinocultura de corte atual, há grande tendência de mudanças em relação à qualidade dos cortes produzidos, no sentido da seleção de animais superiores, com remuneração diferenciada para atender mercados mais exigentes. As formas diferenciadas de remuneração, já ocorrem em alguns programas de qualidade em andamento, pagando-se mais para produtores que produzam animais de qualidade superior, e conseqüentemente cortes superiores em qualidade.
Com isso, é de extrema importância, que não só sejam avaliados os parâmetros de produção, como também os atributos de qualidade dos cortes produzidos. Canesin et al. (2006), avaliaram os efeitos de diferentes freqüências de suplementação sobre a qualidade dos cortes produzidos de bovinos de corte terminados em pastagens, utilizando diferentes freqüências de fornecimento durante o período de águas (2003), secas e águas (2004), sendo os tratamentos descritos a seguir: SD – suplementação diária; DA – dias alternados e FS – suplementação de segunda a sexta com suspensão aos sábados e domingos.
O fornecimento foi feito na quantidade exata de ingestão diária para o tratamento SD, o dobro da quantidade para o tratamento DA e quantidade de ingestão diária de segunda a sexta e o triplo as sextas-feiras para o tratamento FS. Os suplementos utilizados apresentaram as seguintes formulações para cada período (Tabela 1).
Tabela 1. Composição dos suplementos experimentais
Tabela 2. Porcentagens de músculo, gordura, osso, cortes comerciais e espessura de gordura de carcaças de bovinos com diferentes freqüências de suplementação
Em relação aos parâmetros de qualidade da carne, como cor, textura, marmoreio, maciez, palatabilidade e suculência, nenhuma diferença foi observada no trabalho, mostrando não haver alterações em relação à qualidade dos cortes produzidos, devido à diferentes frequências de fornecimento de suplemento para bovinos de corte terminados a pasto (Tabela 3).
Tabela 3. Parâmetros de qualidade de cortes de bovinos com diferentes freqüências de suplementação
Referências bibliográficas
CANESIN, R.C.; BERCHIELLI, T.T.; Andrade, P.; Faturi, C. Características de carcaça e da carne de novilhos mantidos em pastagem de capim-marandu submetidos a diferentes estratégias de suplementação. Rev. Bras. Zootec., v. 35, n. 6, p. 2368-2375, 2006.
ERICKSON, G.E.; MILTON, C.T.; FANNING, K.C.; COOPER, R.J.; SWINGLE, R.S.; PARROT, J.C.; VOGEL, G.; KLOPFENSTEIN, T.J. Interaction between bunk management and monensin concentration, on finishing performance, feeding behaviour, and ruminal metabolism during na acidosis challenge with feedlot cattle. J. Anim. Sci.,, v. 81, p. 2869-2879, 2003.
GOODRICH, R.D.; GARRET, J.E.; GAST, D.R.; KIRICK, M.A.; LARSON, D.A.; MEISCKE, J.C. Influence of monensin on the performance of cattle. J. Anim. Sci., v. 58, p. 1484-1498, 1984.