Uma idéia que surgiu há cinco anos se consolida no 5o Leilão 100% D’Elas, no dia 15, a partir das 12 horas, no Centro de Remates Pantano Grande (RS). Em 1998, 17 pecuaristas da região de Pantano Grande tomaram a iniciativa de fazer um remate de gado geral com oferta de propriedades administradas por mulheres. Neste ano, a proposta tem a adesão de 50 produtoras rurais, que colocarão em pista 800 bovinos de 12 municípios, como Quaraí, Uruguaiana, Tupanciretã e Camaquã.
A expectativa do leiloeiro Alexandre Crespo é de conseguir um faturamento 20% maior do que o do quarto leilão, que rendeu R$ 343,7 mil, com a venda de 927 exemplares. Crespo está confiante no bom momento dos mercados do boi gordo, da soja e do arroz e também na valorização da terra. O destaque do remate são 30 touros angus, hereford e braford.
Além da valorização da oferta, o propósito do leilão é social. Parte da renda do coquetel de lançamento, realizado na última terça-feira (03), foi encaminhada ao Hemoamigos, associação que colabora com os transplantes de medula óssea no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. As organizadoras destinarão 1% da arrecadação bruta do remate para o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul. “A preocupação com o bem-estar social é uma das características da gestão feminina”, diz uma das coordenadoras do leilão, Nara Fauth Pereira, da Estância da Quinta.
Fonte: Zero Hora, adaptado por Equipe BeefPoint