Entre 2013 e 2015, o Brasil destruiu 18.962 quilômetros quadrados de Cerrado, equivalente ao desaparecimento de uma área do tamanho da cidade de São Paulo a cada dois meses. Após a divulgação deste dado, 60 organizações da sociedade civil lançaram um manifesto em setembro para chamar a atenção de setores do varejo e da agropecuária, esta que é considerada a principal responsável pela conversão do solo em pasto ou em plantio. Três meses depois, o número de adesões de empresas ao Manifesto do Cerrado triplicou.
Atualmente, são 61 signatários do pacto de combate ao desmatamento no bioma. Nove empresas assinaram nesta quinta-feira (25), no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, a adesão ao documento — Aldi NL, Auchan Retail, Bel Group (Fromageries Bel SA), Casino Group, Cooperl, Grupo Bimbo, Grupo Éxito, Mondelēz International e Supermercados Wm Morrison.
Já aderiram anteriormente empresas globais como Marks & Spencer, METRO, Tesco, McDonalds, Nando’s, Unilever e Walmart. Estas empresas, juntas, representam múltiplas cadeias de fornecimento de produtos, do varejo a bens de consumo a serviços de alimentação e cuidados pessoais.
O anúncio dos novos participantes aconteceu durante uma reunião no Fórum Econômico Mundial, organizado pela TFA – Tropical Forest Alliance, onde Al Gore e Christiana Figueres se juntaram a outros líderes climáticos pedindo a necessidade de ações de maior impacto para proteger florestas e outros ecossistemas ricos em carbono, uma vez que se estima que eles contribuam com 37% do potencial de redução de emissões até 2030.
Fonte: O eco, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.