Cerca de 80% dos consumidores e produtores rurais concordaram que a principal proposta da produção rural é alimentar as pessoas do mundo. Entretanto, a maioria dos produtores rurais acredita que os consumidores não entendem a profundidade do desafio ou a realidade que é fornecer esse aporte de alimentos.
Os consumidores estão bastante interessados na agricultura e na produção de alimentos e respeitam os produtores rurais, apesar de tanto os consumidores como os produtores rurais concordarem que esses não têm uma boa reputação, de acordo com o estudo “Farm Perspective Study”, conduzido pela BASF Corp.
O estudo, que entrevistou 6.000 consumidores e 1.800 produtores rurais em seis países, mostrou a forma como os consumidores e os produtores rurais vêem a produção agrícola e de alimentos e os desafios que os produtores rurais e de alimentos terão no século XXI. As entrevistas foram conduzidas em EUA, Brasil, França, Alemanha, Espanha e Índia.
Tanto os consumidores como os produtores rurais viam a produção rural como uma vocação, com os produtores sendo dedicados à produção de alimentos, apoiando as comunidades e culturas rurais e cuidando da terra, de acordo com o estudo. Mais de 80% dos produtores rurais se descrevem como “zeladores da terra” e “gerentes da terra”. Entretanto, somente 50-60% dos consumidores concordam com essas descrições e muitos deles – 23% nos Estados Unidos e Alemanha e 38-43% no Brasil, França e Índia – realmente culpam os produtores por problemas ambientais.
“Os produtores rurais levam essa preocupação dos consumidores à sério e querem fazer seu melhor para resolver isso”, disse Stefan Marcinowski, da BASF. Ele disse que essas descobertas são importantes para a empresa, porque mostram claramente onde podem ajudar os produtores rurais nessas questões com produtos e soluções mais sustentáveis.
Cerca de 80% dos consumidores e produtores rurais entrevistados concordaram que a principal proposta da produção rural é alimentar as pessoas do mundo. Entretanto, a maioria dos produtores rurais acredita que os consumidores não entendem a profundidade do desafio ou a realidade que é fornecer esse aporte de alimentos.
Os consumidores apoiam esse ponto de vista, com 50-84% deles expressando grande interesse pela agricultura, mas também admitem que não têm conhecimento suficiente sobre a produção rural para julgar os produtores e produtores de alimentos de forma adequada.
Os produtores – de 40% nos Estados Unidos a 74% na Índia – disseram que levarão essa distância entre o interesse e o entendimento dos consumidores a sério e precisam fazer mais para explicar a produção rural aos consumidores e cumprir com suas expectativas.
Os custos da produção de alimentos e a conservação são obstáculos, de acordo com o estudo. A grande maioria dos produtores rurais acredita que os consumidores não estão dispostos a pagar preços maiores por alimentos produzidos de forma mais “verde”, que é mais cara, ou de forma sustentável. De fato, somente 30% dos consumidores disseram que pagariam esses preços maiores, com a maioria dos consumidores nos Estados Unidos, França, Alemanha e Espanha dizendo claramente que não pagariam preços maiores.
Os produtores disseram que o setor de agronegócios e os consumidores precisam fazer mais para dar suporte às necessidades agrícolas, com mais produtos e serviços que beneficiam a conservação e um melhor alcance de produção e mais disposição para ajudar a pagar pela administração por parte dos consumidores.
O estudo forneceu uma “mensagem clara” de que os produtores rurais precisam do agronegócio e do suporte do consumidor para cumprir os desafios da produção de alimentos, disse Marcinowski. “Isso é também um sinal para todos nós – produtores rurais, indústria, políticos e consumidores – de que precisamos preencher essa lacuna de conhecimento agrícola e dar aos produtores maior suporte”.
As descobertas do estudo sobre a não disposição dos consumidores de pagar preços maiores por alimentos produzidos usando práticas mais caras, mas mais sustentáveis, são apoiadas por uma pesquisa do Mintel que mostrou que 57% dos participantes disseram que pagariam preços maiores por alimentos locais e sustentáveis, mas não mais de 1-5% maior.
A pesquisa foi conduzida pela indústria de serviços alimentícios e o diretor do Mintel para pesquisas em serviços alimentícios, Eric Giandelone, disse que os atributos como local e sustentável perdem força se comparado com as três principais razões pelas quais os consumidores escolhem os restaurantes: seleção de cardápio, preços competitivos e localização conveniente.
Ele disse que 74% dos consumidores escolhem o restaurante por seu cardápio, 69% por seus preços e 67% por sua localização conveniente. Ele disse também que ingredientes produzidos localmente ou naturais, orgânicos e sustentáveis ficam para trás de outros atributos, com somente 7% dos consumidores dizendo que esses são fatores direcionadores.
Entretanto, Giandelone disse que um restaurante que também oferece produtos como entradas, saladas e vegetais produzidos localmente ou de forma sustentável podem capturar diferenciação no mercado, que poderia se tornar mais importante à medida que o movimento em direção a alimentos verdes e locais cresce.
Um estudo internacional determinou que os consumidores e os produtores rurais estão focados na segurança alimentar e na sustentabilidade dos recursos naturais, mas os consumidores não estão certos de que os produtores rurais estão fazendo isso, enquanto os produtores rurais não estão certos de que os consumidores entendem que eles estão.
Consequentemente, existe uma lacuna no conhecimento entre consumidores e produtores rurais e essa lacuna precisa ser preenchida, porque os produtores rurais precisam do suporte dos consumidores – e do suporte dos legisladores e reguladores – para produzir uma oferta de alimentos ao mundo que seja suficiente e sustentável e para produzir isso de forma sustentável.
É importante, então, que os consumidores e os produtores rurais se entendam e uma forma para esse entendimento ocorrer é através de fóruns abertos aos dois lados.
Fonte: Feedstuffs FoodLink, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
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Grande dilema na história brasileira! Socialmente não acredito que a população consumidora tem respeito pelos produtores que dão duro danado para sobreviver diante de tantos obstáculos.Pergunto: Quem hoje quer ir para "Rossa" trabalhar? Está difícil a mão de obra braçal. Não tem incentivo para este pessoal ficar na área rural. Escolas, lazeres, assistência médica… Estão nas cidades. Realmente, se perguntarem como resolver a situação; digo que não sei. A valorização dos profissionais que vivem no campo é deficente e todos nós sabemos disso. Não adianta ficar "tampando o sol com a peneira".
Atenciosamente,
Ronaldo M. dos Santos.
Médico Veterinário – Especialista em Reprodução Bovina.
Marcos Antônio dos Santos Ortiz
Pirapó – Rio Grande do Sul – Sócio proprietário Granja Ortiz – Leite
Bem como foi comentado, a dificuldade hoje na produção de alimentos é desafiadora, pois temos que ter conhecimento de administração, agronomia, zootecnia, veterinária, meteorologista, e ter tempo para plantar, cuidar, administrar, colher, estocar, e vender. Então, o consumidor reclama que os alimentos estão sendo produzidos com destruição da natureza, mas a verdade é que nós sempre procuramos cuidar do solo, das matas, para podermos continuar produzindo, não só para nossa geração mas para os nossos filhos e netos, assim por diante.
Se transformarmos metade de nossas propriedades em matas, nós continuaremos produzindo alimentos para vivermos com qualidade, pois se produzirá menos, mas a procura será maior do que a oferta, e o restante, como exemplo o consumidor das grandes cidades, será que terá condições de pagar por isto, então colaborem, e torçam para que nós produtores, continuamos produzindo alimentos para este planeta, que passa fome.
Um chasque,
Marcos Ortiz.
Produtor de leite – Administrador