Produtores recebem treinamento sobre programa, produtos e soluções que garantem saúde aos animais e maior produtividade às fazendas
Com o objetivo de difundir conhecimento técnico sobre o controle sanitário bovino, a divisão de Saúde Animal da Pfizer está realizando uma série de simpósios em 30 cidades brasileiras. As palestras são ministradas pelos veterinários Ivo Bianchin, pesquisador da Embrapa Gado de Corte; Ademir Pereira, professor associado da Universidade Estadual de Londrina/PR; e Romário Cerqueira Leite, professor adjunto da Escola Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais.
“A proposta é levar conhecimento e atualização aos participantes sobre a importância do controle estratégico de verminose e o impacto positivo dessa prática nos resultados da fazenda”, comenta Elio Moro, gerente da unidade de negócios de Bovinos Leite e da linha de antiparasitários da Pfizer. Considerada uma das grandes responsáveis pelas perdas econômicas nas propriedades, a verminose bovina é um problema comum em todas as propriedades e merece toda a atenção dos pecuaristas. Quando o controle é feito da forma correta, é possível obter ganho adicional de 40 quilos por animal no abate. Isso significa 1,3 arroba a mais de carne.
As apresentações também incluirão o tema clostridioses bovinas (manqueira e carbúnculo), doenças presentes em todos os rebanhos que causam sérios prejuízos quando não se adota um programa de controle adequado.
A Pfizer dispõe de programas de orientação que difundem conhecimento e promovem maior produtividade nas fazendas. Um deles é o Programa 5-7-9 Pfizer, um protocolo de prevenção e tratamento da verminose bovina. O método preconiza a vermifugação do rebanho em meses predeterminados, seguindo a dinâmica dos parasitas no ambiente e nos animais. Os números “5-7-9” significam os meses de maio, julho e setembro – período correto para o combate adequado da verminose bovina na região central do Brasil, onde se concentra 60% do rebanho nacional. “O Programa 5-7-9 Pfizer foi estudado durante seis anos em conjunto com a Embrapa. Os resultados mostram que o uso do protocolo antecipa o abate dos animais, já que proporciona um maior ganho de peso”, explica Moro.
Em abril, duas cidades da região de Rondônia já foram visitadas. Ainda este mês e em maio os simpósios ocorrerão em mais 28 cidades (veja lista abaixo).
Abril
12 – Porto Velho (RO)
17 – Paragominas (PA); Tangará da Serra (MT
18 – Cuiabá (MT); Marabá (PA)
19 – Alta Floresta (MT); Tucumã (PA); Santo Antonio Platina (PR)
23 – São Miguel do Araguaia (GO); Campo Grande (MS)
24 – São José do Rio Preto (SP); Araguapaz (GO); Jardim (MS)
25 – Avaré (SP); Naviraí (MS); Corumbaíba (GO)
26 – Presidente Prudente (SP); Cachoeira Alta (GO); Umuarama (PR)
27 – Três Lagoas (MS); Paranavaí (PR)
28 – Parnaíba (MS)
Maio
07 – Teófilo Otoni (MG)
08 – Bacabal (MA)
09 – Montes Claros (MG); Imperatriz (MA)
10 – Uberlândia (MG); Araguaína (TO)
Fundada em 1849, a Pfizer é uma indústria farmacêutica de origem norte-americana que pesquisa, desenvolve e comercializa medicamentos líderes nas áreas de saúde humana e animal. Presente em 140 países, a empresa está no Brasil desde 1952 e, atualmente, emprega cerca de 1,9 mil funcionários.
A divisão de Saúde Animal da Pfizer atua em diversas áreas terapêuticas. Em Bovinos, a empresa possui programas terapêuticos, reprodutivos, antiparasitários e de terapia de mastites. Em Suínos e Aves, a Pfizer possui uma linha completa para prevenção e tratamento de doenças. Para animais de companhia, a empresa oferece terapia contra dor, controle de parasitas, além de vacinas.
Para mais informações, preencha o formulário abaixo ou acesse o hotsite da pizer, clicando aqui.