Os resultados obtidos pelo Programa Estadual de Pecuária Familiar estão sendo apresentados no Caminhos da Integração, na quadra 37 do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O programa do governo do Estado, executado pela Emater/RS-Ascar, tem como objetivo melhorar as condições de produção dos pecuaristas familiares. Outro ponto importante é o cadastramento no Sisbov.
A Emater é certificadora e oferece um serviço diferenciado aos pecuaristas familiares, com custos menores e assistência técnica dos extensionistas. Durante a Expointer, os produtores podem cadastrar-se sem os custos de inscrição e visita técnica, pagando somente pelo brinco e as taxas do Sisbov.
Na Expointer 2005, os visitantes podem ver ovelhas e terneiros produzidos com a utilização de reprodutores com alto nível genético adquiridos pelo programa. Além disso, podem se inscrever no Sistema de Rastreabilidade e Certificação Animal (Sirca) e conhecer uma proposta associativa para construção de mangueiras. O tema será apresentado em uma palestra hoje, às 16h.
O coordenador do programa e gerente técnico da Emater, Dirlei Matos de Souza, explica que o objetivo é inserir os pecuaristas familiares no mercado, permitindo que alcancem melhor rentabilidade e qualidade de vida. “Em geral, os animais desse público têm baixa qualidade. Então, estamos atuando, inicialmente, na melhoria do material genético, colocando reprodutores à disposição dos criadores de ovinos e bovinos”, diz.
Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint