Com o esgotamento de todas as ações por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o ministro Roberto Rodrigues acredita que só uma ação direta do presidente Lula pode reverter o embargo russo às carnes brasileiras.
Segundo informações de parlamentares, em carta enviada a autoridades russas, Rodrigues eximiu o governo brasileiro de qualquer responsabilidade sobre as denúncias de pagamento de propina a funcionários daquele país e informou ter determinado a suspensão da emissão de certificados de exportação para a Rússia desde o dia 8 de fevereiro.
Ponderou, ainda, que houve a extensão do prazo para o dia 23 a pedido dos exportadores nacionais que precisavam embarcar a carne de animais abatidos antes da data-limite autorizada pelo governo russo. As informações são de Mauro Zanatta para o jornal Valor Econômico.