A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) avaliou que os embarques brasileiros de carne bovina para o mercado chinês deverão se normalizar nos próximos dias. A China oficializou nesta quinta-feira a reabertura de seu mercado à carne do Brasil.
“A Abiec avalia que os embarques devem ser normalizados nos próximos dias e aproveita para reforçar que o episódio demonstra, mais uma vez, a segurança sanitária da carne bovina brasileira e atesta para todos os mercados a transparência e eficiência da cadeia produtiva da carne brasileira”, disse a entidade, em nota.
A associação também confirmou que os chineses habilitaram quatro novas plantas para exportar a proteína para seu mercado, conforme antecipou o Valor.
A Abiec ainda parabenizou os profissionais do Ministério da Agricultura pelo trabalho realizado para a reabertura do mercado chinês. Segundo a entidade, as ações contaram “com consultas técnicas, avaliação de riscos, e total suporte, aspectos determinantes para que o governo chinês pudesse determinar de forma rápida que o sistema de prevenção e controle da doença da vaca louca do Brasil está em conformidade com os requisitos relevantes de quarentena e saúde da China”, disse, em nota.
Fonte: Valor Econômico.