A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o Ministério da Ciência e Tecnologia vão encaminhar ao ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, proposta para a criação de um programa de integração entre lavouras e rebanhos pecuários na região dos Cerrados.
A exploração conjunta de ambas atividades é encarada como uma das melhores formas de aumentar a competitividade econômica rural com importante redução de impactos negativos ao meio ambiente. O trabalho foi apresentado à Diretoria-Executiva da Embrapa durante reunião na unidade Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO).
A proposta busca a recuperação de 2 milhões de hectares de pastagens degradadas para aumentar a produção de carne e de leite, além de garantir a geração de empregos no agronegócio. A proposta do programa prevê a troca de informações entre os ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Ciência e Tecnologia para coordenar alianças entre empresas estaduais de pesquisa agropecuária, universidades, secretarias estaduais de Agricultura, prefeituras, associações de produtores e setor privado.
O documento deve ser entregue a Roberto Rodrigues por um de seus idealizadores, o produtor rural Alysson Paulinelli, ex-ministro da Agricultura entre 1974 e 1979. Participaram da elaboração da proposta diversos representantes do MCT, além de pesquisadores de sete unidades da Embrapa – Milho e Sorgo; Soja; Gado de Corte; Arroz e Feijão; Gado de Leite; Transferência de Tecnologia; e Cerrados.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint