Cai preço médio dos animais vendidos na Expozebu deste ano
9 de maio de 2002
Coréia do Sul abate mais 40 mil suínos devido à febre aftosa
13 de maio de 2002

Embrapa Gado de Corte, comemorando 25 anos de contribuições à pecuária de corte brasileira

A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) completou 25 anos de existência no mês de abril deste ano. A maioria dos seus Centros Nacionais de Pesquisa também está completando bodas de prata no decorrer desse ano.

Os serviços prestados pelos Centros de Pesquisas da Embrapa à agropecuária brasileira foram e continuam sendo de grande significado para a participação extraordinária que o agronegócio está apresentando na balança comercial do País. Embora alguns poucos estados na época de criação da empresa já contassem com uma pesquisa avançada, principalmente na área vegetal, somente com a implantação da Embrapa ocorreu o grande salto no treinamento, formação e ampliação de pessoal qualificado para alavancar o desenvolvimento da pesquisa agropecuária em todo o território nacional. Nesse esforço de formação de pessoal a Embrapa se valeu tanto das Universidades e Centros de Pesquisas estrangeiros como dos nacionais. Para as Universidades brasileiras, esse programa de formação de pessoal da Embrapa foi primordial para a ampliação e dinamização das atividades de pesquisas básicas e aplicadas. O aumento do número de estudantes de pós-graduação, futuros pesquisadores da Embrapa, causou uma reviravolta nos departamentos das Universidades, motivando professores para a necessidade da ampliação da estrutura de pesquisa existente, e, porque não dizer, forçando muitos a sair de um comodismo causado por falta de desafio.

Embora sempre em contato com a Embrapa, especificamente na área de gado de corte, através de reuniões de programação e de projetos de pesquisa financiados por ela, somente durante o período de 1996 a 1998, quando tive, a convite de seu Presidente, Dr. Alberto Duque Portugal, a honra de exercer a Chefia do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte (denominado hoje Embrapa Gado de Corte), pude conhecer um pouco mais a fundo a sua estrutura, seus pesquisadores e seu funcionamento.

Nesses 25 anos de existência, a Embrapa tornou-se um nome forte e respeitado no mundo todo no âmbito da pesquisa agropecuária tropical. A liderança do Dr. Portugal nos últimos 7 anos, exercendo a Presidência da Empresa, sem dúvida contribuiu muito para o nome e o respeito alcançado pela Embrapa. É claro que tanto a qualidade de seu corpo técnico-científico como a estrutura de pesquisa existente, foram fatores primordiais, que o Dr. Portugal foi capaz de gerenciar com sucesso através de seus diretores e chefes de centros de pesquisas.

No dia 8 de maio pude participar juntamente com todos os ex-chefes presentes e com a presença do Dr. Portugal e do Dr. Dante Scolari, da cerimônia de comemoração dos 25 anos da Embrapa Gado de Corte. Na condição de um dos ex-chefes homenageados na ocasião, quero expressar minha gratidão, meu respeito e meu reconhecimento a todos os pesquisadores, chefes e demais funcionários da Embrapa Gado de Corte com quem tive a oportunidade de trabalhar e de conviver. As contribuições da Embrapa Gado de Corte nas áreas de melhoramento animal e vegetal (forrageiras), manejo de pastagens, manejo animal, sanidade, nutrição de forrageiras e nutrição animal, são hoje reconhecidas em todo o País como responsáveis, em conjunto com contribuições das universidades e órgãos estaduais de pesquisa, pela atual modernização da pecuária de corte brasileira.

Os comentários estão encerrados.