A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançou o livro Biologia Molecular Aplicada à Produção Animal. Metodologias de análise e aplicação de marcadores moleculares no melhoramento animal, análises da expressão gênica e perspectivas de aplicação das técnicas de biologia molecular na manipulação do genoma dos animais são o foco do livro.
A biotecnologia é hoje uma realidade na agropecuária. Produtores deparam-se com hormônios recombinantes, organismos transgênicos e animais selecionados com base em informações de marcadores de DNA. O Brasil, com sua vocação agropecuária, apresenta grande potencial para se destacar no desenvolvimento e na aplicação de técnicas promissoras para auxiliar a produção animal. Foi pensando nisso, que os autores reuniram informações sobre as novas ferramentas utilizadas no processo de melhoramento animal.
O livro reúne textos atualizados, em linguagem clara, que permitem a utilização em cursos de nível superior e por profissionais de Ciências Agrárias, auxiliando na área de pesquisa com animais. As metodologias são discutidas tanto do ponto de vista teórico quanto prático. Esquemas, tabelas e gráficos demonstram os métodos adotados nas rotinas dos laboratórios de biotecnologia animal.
Fonte: Gazeta do Paraná, adaptado por Equipe BeefPoint