Características genéticas de 18 mil reprodutores zebuínos foram organizadas em um sumário disponível aos pecuaristas para ser usado nas compras de animais, sêmen e embriões. A classificação, apresentada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) durante a Exposição Internacional de Gado Zebu (Expozebu), em Uberaba (MG), se propõe a minimizar os riscos de impactos genéticos inesperados nos rebanhos.
“Não existe o touro ideal que seja o melhor em tudo”, afirma o doutor em melhoramento animal da Embrapa e um dos responsáveis pela organização do sumário, Antônio do Nascimento Rosa. “Neste ano o criador está mais interessado em resultados de pesquisas do que em anos anteriores e esse pecuarista tem percebido que não é necessário comprar o animal ou o sêmen perfeitos. Ele precisa eleger uma característica genética que seja a mais importante para seu rebanho e, a partir disso, selecionar o reprodutor que se enquadrada nos resultados esperados”, afirmou.
A classificação dos reprodutores está para o pecuarista como a montagem de portfólios para o investidor do mercado de capitais. A classificação traz o ranking dos reprodutores por habilidades e pontos fracos e está sendo difundida como um meio de se fazer a avaliação da progênie (que mensura as probabilidades de os bezerros machos e fêmeas nascerem com as mesma características genéticas do reprodutor).
Nas decisões de compras de animais ou de material genético, o ranking é usado no cruzamento de informações em que se consideram as características genéticas dos touros, das matrizes e os resultados esperados quanto à habilidade materna, desmama, taxa de crescimento, ganho de peso, desenvolvimento de carcaça, conformidade, peso final e tamanho, entre outras características. “Um macho pode ser bom reprodutor de fêmeas, mas suas crias podem não responder bem em termos de crescimento e essa é uma informação a mais para o criador decidir qual animal escolher”.
Por meio da classificação dos reprodutores pode-se calcular as probabilidades e custos financeiros para se atingir os resultados genéticos esperados. A ponderação minimiza riscos de se obter machos ou fêmeas com características diferentes das almejadas e confere maior precisão na análise de compra de animais de elite, de sêmen ou de embriões.
O interesse maior por esses produtos da pecuária fez os organizadores da Expozebu 2002 ampliarem o número de leilões, que passou de 26 em 2001 para 36 neste ano. O total dos valores negociados será divulgado hoje e espera-se que a cifra de 13 dias de negócios seja superior a R$ 35 milhões.
Fonte: Gazeta Mercantil (por Luciana Otoni), adaptado por Equipe BeefPoint