Síntese Agropecuária BM&F – 13/03/03
14 de março de 2003
Exportações alcançam R$ 1,350 bilhão
18 de março de 2003

Embrapa quer firmar parceria para produzir vacina

O pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Renato Andreotti, participou na semana passada de uma reunião técnica em Niterói, na Pesagro, órgão de pesquisa agropecuária do Estado do Rio de Janeiro. As discussões giraram em torno da vacina para o controle do carrapato com pesquisadores da Pesagro e com o Governo cubano.

Segundo Andreotti, existe a possibilidade de a Embrapa firmar uma parceria com os cubanos para o desenvolvimento de uma vacina polivalente, que agiria em diferentes fases da vida do carrapato, potencializando o efeito do produto. A BM-86 (vacina cubana) tem efeito de proteção nos animais em torno de 50%, a desenvolvida pelo pesquisador da Embrapa Gado de Corte, BMTI, 72,8%. “Uma vacina polivalente seria menos dependente ou independente do controle químico, que deixa resíduos nos alimentos, causa impacto ambiental e é de alto custo”, ressaltou Andreotti. Além disso, o controle químico vem apresentando problemas de seleção para resistência.

Hoje, a vacina cubana é importada somente para fins de pesquisa. Não existe uma tecnologia nacional. “Temos o interesse de firmar uma parceria com os cubanos e desenvolver a vacina polivalente com a combinação da BM-86 e da BMTI que, já se sabe, são compatíveis”, afirmou o pesquisador.

Fonte: Correio do Estado/MS (por Gisele Rosso), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.