Snow Brand Food admite ter embalado carne do norte do Japão como se fosse do sul, onde não houve “vaca louca”
A empresa japonesa Snow Brand Food Co Ltda. está envolvida em mais um grande escândalo relacionado à comercialização de carnes. Na semana passada, foi divulgado que a empresa, sexta maior embaladora de carnes do país, vendeu em outubro passado 13,8 toneladas de carne importada da Austrália como se fosse produto doméstico, aproveitando o subsídio de compras por parte do governo, cujo objetivo é auxiliar as empresas a enfrentar a crise da síndrome da vaca louca, que reduziu o consumo de carnes no país.
A má conduta da empresa não para por aí. A empresa admitiu agora ter etiquetado propositalmente carne produzida na ilha de Hokkaido, no norte (onde ocorreu o segundo caso de vaca louca) como se fosse da cidade de Kumamoto, no Sul do país. O objetivo, segundo dois empregados da empresa, seria evitar rejeição do produto proveniente da região onde foi diagnosticado o segundo caso de vaca louca do Japão, em novembro.
As ações da empresa despencaram desde que o êscandalo foi divulgado, na semana passada, fechando com baixa de 7,69% nesta segunda-feira, após queda de 22% na quarta-feira passada e 9,7% na sexta-feira. Já as ações de concorrentes, como a Nippon Meat Packers, Inc., líder de mercado, subiram 0,5%. O Ministério da Agricultura do Japão abrirá inquérito contra a Snow Brand, visando apurar as fraudes e solicitou à empresa que suspendesse imediatamente a produção de carnes.
A principal empresa do grupo, a Snow Brand Milk Products, já havia se envolvido em um sério episódio que manchou sua imagem junto ao mercado, fazendo com que fechasse o ano retrasado com prejuízo pela primeira vez em sua história (US$ 19,67 milhões, contra previsão de US$ 1,27 milhão). A causa foi uma contaminação bacteriana no leite embalado pela empresa, que deixou mais de 14.000 pessoas doentes no verão do ano 2000.
Término das atividades
A Snow Brand está inclusive considerando encerrar suas atividades com carne, incluindo operações não relacionadas à carne bovina, como as que envolvem frango e porcos.
Fonte: Just-food.com, adaptado por Equipe BeefPoint