O empresário pelotense, Amadeu Fernandes, assumiu ontem (27), a vice-presidência do International Council of Tanneries (ICT), associação mundial dos curtidores, biênio 2003/2005, como representante do setor coureiro do Brasil. Na presidência, assumiu o representante do Japão, Tatsuo Taniguchi, que substitui Tony Mossop, da África do Sul.
Segundo Fernandes, os principais objetivos estabelecidos para esse mandato são desenvolvimento das normas mundiais referentes ao meio-ambiente e estabelecimento de acordos comerciais para o livre comércio mundial do couro. No biênio seguinte, ele deverá assumir o cargo de presidente da entidade.
Em agosto deste ano, ele tomou posse como presidente do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), no qual ficará à frente por dois anos, de 1° de agosto deste ano a 31 de julho de 2005. É diretor da empresa Arthur Lange, localizada no município de Turuçu e integrante do Grupo Extremo Sul. A empresa é especializada na produção de couros bovinos acabados.
Segundo Fernandes, o setor coureiro é um dos grandes responsáveis pelo superávit da balança comercial brasileira e realizou, no ano passado, US$ 1 bilhão em exportações, além de ser um dos maiores geradores de empregos do País.
Fonte: Diário Popular/RS, adaptado por Equipe BeefPoint