Empresários brasileiros do setor agroalimentar estão participando de uma missão à Itália desde domingo (12/05). De acordo com o Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, que está organizando a missão, 24 produtores de carne bovina e suína, laticínios e frutas, cumprirão programa que inclui: visita à Feira Cibus 2002, a maior feira da indústria alimentícia da Itália; seminário sobre o agronegócio brasileiro; rodadas de negócios com empresas italianas e visitas técnicas a indústrias alimentícias e instituições de pesquisa de tecnologia alimentar.
O evento será encerrado na sexta-feira. O Ministério das Relações Exteriores, com o apoio da Embaixada da Itália no Brasil e do Instituto Nacional de Comércio Exterior, da Itália, está desenvolvendo uma série de outras atividades para a promoção de cooperação entre empresas dos dois países no setor agroalimentar. Tais ações realizam-se no âmbito de projeto conjunto de parceria estratégica, com ênfase na transferência de tecnologia e agregação de valor à matéria-prima brasileira, com o objetivo de explorar conjuntamente os mercados europeu e sul-americano.
Neste contexto, foi realizado, em março passado, o II Simpósio Ítalo-Brasileiro sobre Tecnologia Alimentar, que incluiu conferências de autoridades e especialistas brasileiros e italianos sobre segurança alimentar, defesa sanitária, rastreabilidade, barreiras protecionistas, certificação de qualidade, cooperação técnica, oportunidades de investimentos e parcerias.
Esta missão faz parte do programa de atividades de promoção comercial do Itamaraty para 2002, que inclui, além da organização de missões comerciais ao exterior, a participação em feiras setoriais e multisetoriais, seminários de apresentação do Brasil, rodadas de negócios e missões de importadores. No próximo dia 19, será realizada uma missão empresarial aos países nórdicos. Cerca de 50 empresários já se inscreveram para encontros de negócios na Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), adaptado por Equipe BeefPoint