O Instituto Nacional de Carnes (INAC) do Uruguai designará um funcionário permanente em Moscou como forma de consolidar uma política mais agressiva aos mercados externos e com o objetivo de ter informações em primeira mão em um mercado que, junto com o México, encontra-se entre as principais prioridades da entidade em curto prazo, disse ao jornal El País o presidente do INAC, Luis Alfredo Fratti.
Fratti destacou o crescente interesse demonstrado por empresários russos no mercado uruguaio a partir da decisão da Argentina de suspender suas exportações. Segundo ele, o INAC recebeu informações de empresários russos interessados em visitar o Uruguai, antes mesmo da visita programada para este mês de uma missão técnica russa que deverá inspecionar e habilitar plantas para exportação no Uruguai.
Fratti disse que o Uruguai tem necessidade de conseguir mercado para a exportação de miúdos e, neste sentido, a Rússia é um mercado interessante, tanto por seus preços como por seu permanente crescimento.