Expozebu 2002: Europeus irão conhecer o sistema de produção da carne brasileira
10 de maio de 2002
Cota de exportação de carnes da Austrália aos EUA deverá ser decidida nesta semana
14 de maio de 2002

Encontro Boi Verde 2002 discute segurança alimentar e rastreabilidade

A alimentação a pasto é o grande trunfo da pecuária brasileira para favorecer o aumento da exportação de carne bovina, que, no ano passado, foi superior à barreira de US$ 1 bilhão. “O consumidor europeu, nosso mais importante cliente no exterior, está preocupado com a origem da carne que tem à mesa e a segurança proporcionada pelo produto brasileiro, que lhe dá essa garantia de procedência e qualidade”, ressalta o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Paulo Roberto Andrade Cunha.

“Por esse motivo, não podemos deixar de abordar a segurança alimentar na quarta edição do Encontro Nacional do Boi Verde, evento programado para acontecer entre os dias 29 e 31 de agosto de 2002, em Uberlândia (MG)”, explica o dirigente, lembrando que o bem-estar animal também é fator indispensável à produção de uma carne de alta qualidade.

A rastreabilidade bovina é outro tema já confirmado para o 4o Encontro Nacional do Boi Verde. “A pecuária brasileira está vivendo um momento de bastante intensidade e inovações. A atividade saiu rapidamente de uma etapa de baixa produtividade e ineficiência e volta-se para a produção com resultados. O tempo médio para levar um animal ao abate caiu de cinco para três anos em menos de uma década, estão sendo melhorados sensivelmente os padrões de alimentação, a sanidade caminha muito bem e a gestão do negócio torna-se cada vez mais profissional. Nesse sentido, a rastreabilidade bovina, mais do que uma exigência do importador, passa a ser uma evolução normal da pecuária nacional e temos de ampliar essa discussão para encontrar o sistema mais indicado às nossas características”, entende Paulo Roberto Cunha.

Um amplo debate sobre a rastreabilidade bovina está programado com a proposta de discutir soluções práticas e eficientes, que possibilitem atender às exigências dos importadores de carne, mas que não onerem pesadamente a cadeia produtiva. “Precisamos aprofundar a discussão sobre a rastreabilidade. Ainda há muitas dúvidas a esclarecer e nós, pecuaristas, estamos preocupados sobre quem, afinal, irá pagar essa conta” explica o presidente do Sindicato.

O 4o Encontro Nacional do Boi Verde é uma realização do Sindicato Rural de Uberlândia em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Federação da Agricultura de Minas Gerais (Faemg) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Fonte: Jornal Correio/Uberlândia, MG – www.jornalcorreio.com.br/, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.