Um grupo seleto de aproximadamente 40 pessoas, incluindo pecuaristas, proprietários e arrendatários de frigoríficos com inspeção federal se reúne hoje, em Salvador, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), para o 1º Encontro de Frigoríficos. Além do secretário de Agricultura do estado, Pedro Barbosa de Deus, também participam do evento os superintendentes do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil, Wilson dos Santos e Francisco Arruda, além do presidente do Desenbahia, Albérico Mascarenhas. O evento será também a extensão de um encontro realizado há um mês entre o secretário da Agricultura e proprietários dos cinco frigoríficos baianos que possuem inspeção federal. Mafripe, de Itapetinga, Frifeira, de Feira de Santana, Frisa, de Teixeira de Freitas, Frisuba, de Jequié e Frimasa, de Simões Filho são os estabelecimentos mais estruturados.
A programação começa às 9h, com a palestra sobre Comércio Internacional de Carne, ministrada pelo chefe do Serviço de Habilitação de Estabelecimentos Exportadores (SHE), da Divisão de Comércio Internacional (DCI), Djalma Atanázio Santos Silva. Na apresentação, a mais aguardada pelos donos e arrendatários dos estabelecimentos, serão expostos os requisitos para que aconteça a liberação da parte física e sanitária dos frigoríficos. O DCI, responsável por este setor, integra o Departamento de Inspeção de Produção de Origem Animal (Dipoa), órgão do Ministério da Agricultura. À tarde, a partir das 14h, é a vez do representante da Associação Brasileira de Importação e Exportação de Carne (Abiec), Júlio Bordon, falar sobre Qualidade da Carne Bovina para Exportação. O tema interessa aos pecuaristas, principalmente aos criadores de novilho precoce, cuja carne é a mais apreciada no mercado externo.
A Bahia pôde exportar carne desde o início de junho, quando foi declarada oficialmente como área livre de febre aftosa com vacinação. O certificado foi emitido pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), responsável pela fiscalização e controle da qualidade da carne no mundo.
Fonte: Gazeta Mercantil (por Flávio Novaes), adaptado por Equipe BeefPoint.