Análise semanal – 27/07/2005
27 de julho de 2005
RS: carne do pampa pode ter certificação de origem
29 de julho de 2005

Encontro Vallée de Atualização Pecuária de Corte

A pecuária de corte brasileira vive um momento histórico e ambíguo. Apesar da conquista do título de maior exportador carne bovina do mundo, os pecuaristas sofrem com o excesso de produção e com o preço da arroba, que é o mais baixo dos últimos 9 anos. Diante deste cenário, o laboratório Vallée, como importante player da pecuária de corte e diretamente ligado à manutenção do status sanitário brasileiro, promove nos dias 25 e 26 de agosto, em Goiânia (GO), um encontro histórico com todos os elos da cadeia produtiva da carne bovina.

Trata-se do 1o EVAPEC (Encontro Vallée de Atualização Pecuária de Corte), um evento organizado pelo laboratório Vallée, com o apoio técnico do CEPEA da Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz (ESALQ/USP), da FAEG (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás) e Senar.

O evento reunirá cerca de 300 pecuaristas e importantes nomes da cadeia produtiva da carne bovina. Entre os nomes confirmados, estão: Antenor Nogueira, Presidente Confederação Nacional de Agricultura (CNA); João Carlos Meirelles, Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo; Sérgio Yatabe, consultor do frigorífico Marfrig; Fabiana Perobellida da BM&F; Jeremiah O’Callaghan, Diretor da Unidade de Carnes da COIMEX Trading Company; Leôncio Brito, Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul; Sebastião Guedes, Presidente do Conselho Nacional de Pecuária de Corte; Esther Cardoso, Pesquisadora Embrapa Gado de Corte; Peter Beck, Diretor Exec. da Rede de Restaurantes OUT BACK; Constantino Ajimasto Jr, Presidente da Associação Brasileira do Novilho Precoce; Eduardo Pedroso, Diretor da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil e Arnaldo Eijsink, Grupo Carrefour.

Segundo Luis Fernando Almeida, Gerente de Marketing da Vallée, o encontro terá como assuntos principais a comercialização tanto no mercado interno como externo da carne bovina brasileira, as barreiras que impedem a evolução nestes dois mercados e o debate sobre os meios técnicos para transpor estas barreiras. “A Vallée entende que é necessária a união de todos elos para solucionar os problemas atuais da pecuária de corte, por isso estamos investindo neste encontro”, conclui Luis.

Além de proporcionar o debate entre os elos da cadeia produtiva da carne bovina, o 1o Evapec doará a receita arrecadada com as inscrições para o SENAR-GO (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Goiás) para colaborar com a formação e capacitação de mão-de-obra rural.

1o EVAPEC (Encontro Vallée de Atualização em Pecuária de Corte 2005)

Data: 25 e 26 de Agosto
Local: Auditório Rui Brasil Cavalcanti – Prédio da FAEG
Endereço: Rua 87, nº 662 – Setor Sul – Goiânia-GO
Taxa de Inscrição: R$ 50,00
Informações e Inscrições: 0800-770-1207

Programação do 1o Evapec 2005

Dia: 25 de agosto – quinta-feira

Bloco 1: O MERCADO

9:00 às 9:45hs – Características do Mercado Internacional da Carne Bovina – Jeremiah O’Callaghan (Dir. Unidade de Carnes da COIMEX Trading Company)

9:45 às 10:30hs – Características da Produção e do Mercado de Bovinos no Brasil -Leôncio Brito (Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul)

11:15 às 12:00hs – Administração do Risco da Comercialização do Boi – Sérgio Yatabe (consultor da Marfrig)

Bloco 2: TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO E AS NORMAS DO MERCADO INTERNACIONAL

14:00 às 14:45hs – Evoluções Tecnológicas da Pecuária de Corte – Dr. João Carlos Meirelles (Secret. Ciência e Tecnologia do Estado de SP)

14:45 às 15:30hs – As Barreiras Sanitárias à Carne Bovina Brasileira – Dr. Sebastião Guedes (Pres. do Conselho Nacional de Pecuária de Corte)

16:00 às 16:45hs – Mecanismo de Integração da Cadeia da Carne Bovina – Esther Cardoso (Pesquisadora Embrapa Gado de Corte)

16:45 às 17:30hs – Protocólos sanitários Vallée e seus benefícios econômicos e Lançamento da parceria Vallée/SENAR – GO em capacitação de mão-de-obra rural

17:30 às 18:15hs – Perguntas e Respostas: Tecnologia de Produção as Normas do Mercado Internacional – Mediador: Prof. Dr. Sérgio De Zen

Dia: 26 de agosto – sexta-feira

Bloco 3: AÇÕES JÁ IMPLANTADAS

8:30 às 9:15hs – As ações da Confederação Brasileira da Agricultura e Pecuária – Dr. Antenor Nogueira

9:15 às 10:00hs – Em Busca da Carne do OutBack – uma Viagem Agropecuária – Peter Beck (Dir. Exec. da Rede de Restaurantes OUTBACK)

10:30 às 11:15hs – O Programa Novilho Precoce – Constantino Ajimasto Jr. (Pres. da Assoc. Brasileira do Novilho Precoce)

11:15 às 12:00hs – Agregando Valor e Garantindo a remuneração aos produtores – Fabiana Perobelli (Bolsa Mercantil e Futuros)

14:00 às 14:45hs – Carne Nelore Natural: os benefícios do programa ao produtor – Eduardo Pedroso (Dir. Exec. Assoc. Criadores de Nelore do Brasil)

14:45 às 15:30hs – As iniciativas da rede varejista – Arnaldo Eijsink (Grupo Carrefour)

Fonte: Assessoria de imprensa Vallée

Os comentários estão encerrados.