Pecuária de precisão
31 de maio de 2005
Radiografia 360o da crise na pecuária: quem é o vilão da crise?
2 de junho de 2005

Ensilagens de milho e sorgo, a interferência do inoculante na qualidade final da ensilagem

Tecnicamente o principal objetivo em um silo é o de se conseguir um ambiente sem ar e com pH baixo para que as bactérias e fungos presentes normalmente na cultura e no ambiente sejam controlados e o material ensilado se mantenha conservado.

Além da necessidade de redução de pH temos um outro fator que tem se demonstrado muito importante no caso de silagens de milho e sorgo. Assim que a silagem é aberta e o material entra em contato com o ar o processo de ataque e crescimento de bactérias patogênicas e fungos se reinicia e ai sim temos de novo grandes problemas. O aquecimento que observamos na frente do silo nada mais é do que o reinício das fermentações que estão gerando novamente perda de material e o desenvolvimento de fungos e leveduras que deterioram mais a silagem e produzindo toxinas em especial as micotoxinas. Para se prevenir disto mais uma vez a composição do inoculante será fundamental para que possamos ter um controle mais efetivo deste ataque quando formos abrir o silo.


Recentemente introduzido no mercado brasileiro, o Lalsil MS01 atua efetivamente nestas duas etapas do processo de ensilagem. Um dos componentes é o Lactobacillus plantarum 18/5U uma cepa selecionada com alta capacidade de produção de ácido láctico. O ácido lático é um ácido muito eficaz para a redução forte do pH e que possibilita uma ótima conservação da ensilagem de milho, sorgo e grão úmido. Já o segundo componente é o Propionibacterium acidipropionici MA26/4U, uma bactéria também registrada pela Lallemand aonde seu principal atributo é a grande produção de ácido propiônico. O ácido propiônico produzido naturalmente por esta bactéria tem uma eficácia muito alta no controle de fungos e leveduras, protegendo a silagem após sua abertura. Esta combinação de cepas, aonde cada uma delas tem um papel específico e importante, proporcionam uma conservação superior das ensilagens, resultado da ação rápida do produto na redução do pH e a ação que se verificará mais tarde garantindo proteção contra o ataque de fungos e leveduras após a abertura do silo.

O maior atributo de um produto é o de atender de fato ao que é a necessidade de conservação de uma determinada cultura. A Lallemand Animal Nutrition, neste sentido, pesquisa e desenvolve cepas específicas para cada ação que se deseja dentro do silo, possuindo uma gama de produtos aonde cada um atende a uma determinada característica do material a ser ensilado proporcionando uma maior manutenção da qualidade e menores perdas da forragem.


Informações adicionais:
E-mail: animalbrasil@lallemand.com
Lallemand Animal Nutrition- (31) 3498 8798 / 9973 7966

Os comentários estão encerrados.