SIC lançará campanha para aumento do consumo de carne
2 de maio de 2005
Lições de um designer para a cadeia da carne
4 de maio de 2005

Entidades fazem solicitações para setor da carne

As lideranças da cadeia produtiva da carne que estiveram reunidas ontem na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) entregarão hoje ao vice-presidente da República, José Alencar, uma carta pedindo o fim do contingenciamento dos recursos para a defesa sanitária.

Segundo o presidente do Fórum Nacional de Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira, “é importante que a sanidade animal seja reconhecida como uma questão prioritária para o país”. A reunião não definiu o volume necessário de recursos para liberação, mas segundo Nogueira, a manutenção dos investimentos é importante para que o setor continue contribuindo para o superávit da balança comercial brasileira.

De acordo com o diretor da ABCZ, Jovelino Mineiro, a carta que será entregue ao vice-presidente irá sugerir também uma reestruturação do Ministério da Agricultura para evitar a falta de recursos para a defesa sanitária. “Sem a defesa não há mercado, nem exportações, nem superávit da balança comercial”, afirmou. Ele considerou que as verbas existentes já seriam insuficientes e que o ideal seria um projeto de erradicação da febre aftosa em conjunto com os demais países da América do Sul.

O documento incluirá também uma proposta de revisão da carga tributária incidente sobre a carne. De acordo com Mineiro, a medida favoreceria a competitividade e ainda a atração de investimentos externos, principalmente para a área industrial. Outro ponto incluído na carta é o pedido para que a carne seja incluída na merenda escolar. Esta, segundo o diretor da ABCZ, seria uma forma de ampliar o consumo do produto no país.

O documento será entregue hoje a Alencar durante a solenidade da abertura oficial da Expozebu, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

Fonte: Estadão/Agronegócios (por Raquel Massote), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.