Vitelo do Pantanal chega ao Carrefour
31 de agosto de 2004
Aplicação do sêmen sexado em animais de produção
2 de setembro de 2004

Equilíbrio marca julgamento da Hereford

Foi chorando que o pecuarista Alfredo Southall comemorou o grande campeonato macho da raça polled hereford, ontem, em Esteio. “Foi um ano difícil e de muito trabalho também”, disse Southall que virou uma espécie de símbolo da disputa agrária no RS. O touro dele, CV 3036 Basic Ryder (1855), da Cabanha Vacacaí, de São Gabriel, venceu a disputa mais esperada e acirrada, lembra a presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Greice Martins. O reprodutor acabou ainda como Supremo Campeão.

O jurado australiano Martin Lill escolheu o animal de maior equilíbrio de características como fertilidade, andamento e carcaça. O touro Garupa 8651 Butcher G7421 (box 1859) deu o segundo lugar à tradicional Cabanha Azul, de Quaraí, de João Vieira de Macedo Neto.

Entre as fêmeas, Topass Big Fancy (box 1878), apelidada de Vitória, demorou oito anos, mas levou o grande campeonato e o título de Suprema. “O campeonato deste ano é o da persistência. Com ele, encerramos a vida dela em exposições”, disse Ricardo Pereira Duarte, proprietário da cabanha Touropasso, de Uruguaiana, ao lembrar a filha, falecida e que, como Vitória, era persistente.

No Hereford, Southall ganhou ainda a grande campeã com a vaquilhona CV 2657 Gallant Frame (box 1717) e a reservada CV 2653 Thunder Mark (box 1718). O jurado disse que levaria as fêmeas para sua propriedade.

Entre os machos, deu o touro da Cabanha São Fernando, de Quaraí. O governador Germano Rigotto colocou a roseta em Sao Fernando SF Heavy Hitter 7483 (box 1714), pertencente a João Souza Cavalcanti. O reservado de grande campeão, Garupa 8649 (box 1715), também é da Cabanha Azul.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.